sábado, 13 de julho de 2013

DIPLOMACIA RUSSA DEMARCA-SE DO “CASO SNOWDEN”



JM – VC - Lusa

Ata, Quirguízia, 13 jul (Lusa) - O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, demarcou-se hoje do "caso Snowden", aconselhando Edward Snowden a dirigir-se ao Serviço Federal de Imigração da Rússia.

"As leis russas preveem um processo determinado para a obtenção de refúgio político e o primeiro passo é dirigir-se ao Serviço Federal de Imigração", declarou o ministro, à margem de uma cimeira dos chefes da diplomacia dos países membros da Organização de Cooperação de Xangai.

"Nós não contactamos com Snowden, eu soube das questões que ele ontem discutiu com os defensores russos dos direitos do homem tal como os outros, através dos meios de informação", acrescentou, citado pela agência Interfax.

Um porta-voz do Serviço Federal de Imigração da Rússia, citado pela agência ITAR-TASS, revelou hoje que ainda tinham recebido "qualquer pedido de asilo político da parte de Snowden".

Na véspera, teve lugar uma conversa telefónica entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, mas o Kremlin recusou-se a avançar pormenores.

Snowden é acusado pelos Estados Unidos de violar a lei de espionagem, depois de filtrar detalhes dos programas governamentais secretos de vigilância a registos telefónicos e comunicações na Internet.

A Casa Branca apela à expulsão de Snowden e à sua extradição para os Estados Unidos, de forma a ser julgado por fugas de informação de dados confidenciais sobre segurança nacional.

Sem comentários:

Mais lidas da semana