segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CONSULADO PORTUGUÊS ALERTA PARA INSEGURANÇA NOS SUBÚRBIOS DE MAPUTO

 

Radio Renascença
 
Portugueses a viver na capital moçambicana devem evitar circular à noite. Há relatos de assaltos feitos por indivíduos que usam ferros de engomar para pressionarem as vítimas a dar dinheiro.
 
O consulado geral de Portugal em Moçambique aconselhou os cidadãos nacionais a evitarem circular durante a noite nos bairros periféricos de Maputo, face ao agravamento da insegurança.

"Recomenda-se que todos os portugueses evitem circular durante a noite, em especial nas zonas e acessos periféricos da cidade de Maputo", diz a nota enviada nesta segunda-feira.

Caso tenham de o fazer com viatura, explica o consulado geral, "devem evitar fazer paragens e, sempre que possível, devem viajar em grupo, nunca de forma isolada".

Os subúrbios da capital moçambicana estão a viver momentos de perturbação. Há relatos de assaltos feitos por indivíduos que usam ferros de engomar para pressionarem as vítimas a dar dinheiro.

O clima de insegurança levou a que a população se tivesse organizado em grupos de patrulhas, que são, por outro lado, acusados de cometerem arbitrariedades, incluindo o linchamento de inocentes confundidos com alegados delinquentes.

Face à actuação das patrulhas comunitárias, o consulado recomenda colaboração e diálogo, evitando qualquer situação de conflito verbal: "Se forem alvo de extorsão ou de roubo não deverão oferecer resistência e, assim que possível, apresentar queixa às autoridades policiais."

Sem comentários:

Mais lidas da semana