domingo, 15 de dezembro de 2013

A ESCALADA

 

Martinho Júnior, Luanda
 
1 – África continua a perder alguns dos seus filhos mais insignes que integraram aquele pelotão decisivo tornado corrente, que foi e é o movimento de libertação!
 
De entre esses filhos, eleva-se a camarada Maria Mambo Café!
 
Afirmo-o com a convicção que estamos perante exemplos que marcaram, marcam e marcarão várias gerações, pois a corrente do movimento de libertação com sua aliança histórica fortalecida na revolução cubana, é para continuar a fluir: as conquistas do presente, estimuladas pela paz e pelo aprofundamento da democracia, em direcção a um socialismo que a humanidade mais tarde ou mais cedo, inexoravelmente terá de buscar, têm alicerces humanos fortes e exemplares!
 
A luta contra o sundesenvolvimento passa por aí!
 
2 – A camarada Maria Mambo Café soube nunca parar no tempo e alimentar com perseverança e clarividência uma posição que foi interiorizada por princípios e convicções que soube traduzir no comportamento e na atitude que manteve com clarividência ao longo de toda a sua vida, em especial após a independência da sua muito amada Amgola!
 
Guerrilheira, estudiosa, esteio do movimento de libertação, desempenhando altos cartgos no MPLA como no estado angolano, o seu comportamento manteve-se inalterável: nunca se deslumbrou com as “luzes da ribalta”, nem com o poder, tal a sua entrega à causa de Angola e do seu povo; manteve-se íntegra, firme, modesta, esclarecida e exemplar!
 
Dela podemos apreender aquele amor rigoroso para com o seu povo e para com África, aquele amor rigoroso que tantos, uns mais conhecidos que outros, souberam construir e cimentar, transformando-o num poderoso vínculo ideológico e numa alavanca em direcção a um novo patamar humano, sensível e incorruptível, para outros tão difícil alcançar!
 
Esse amor rigoroso, que tangeu homens como o Che, é intemporal e por isso estamos aqui, msmo nas mais adversas conjunturas!
 
3 – É de camaradas como ela que se socorre hoje, quantas vezes, o MPLA, numa altura em que alguns não compreendem as razões da sua sobrevivência para além das actuais conjunturas, controvérsias e contradições!
 
A gesta de personalidades como a camarada Maria Mambo Café explica inclusive o que para muitos parece impossível poder-se explicar!
 
Foi com personalidades dessa estirpe que se chegou ao apogeu de vidas como a de Nelson Mandela que marcou o fim do “apartheid institucional” e se está, em África, a procurar ir mais além: a camarada Maria Mambo Café nunca foi uma personalidade diponível ou servil para a aristocracia financeira mundial e suas dilectas elites, nem para honrarias de salão, muito menos para aproveitamentos lesa-pátria!
 
Desde a sua juventude foi uma resistente vanguardista, com os olhos colocados no futuro e manteve-se assim até ao fim, fiel a seu povo!
 
Deu muitas provas nesse sentido e entre elas destaco a tomada da banca em Angola, nos meandros da independência e a criação da moeda nacional kwanza, integrando a equipa do saudoso camarada Saidy Mingas!
 
Aqueles afeitos aos aproveitamentos e manipulações elitistas tão em voga nos nossos dias, são avessos a personalidades como a da camarada Maria Mambo Café e por isso erguem em relação a elas um muro de silêncio que procura ignorar seu exemplo e invulgar firmeza ao longo de décadas tão decisivas!
 
Desse modo procuram ocupar um espaço que a história está a demonstrar que não é o seu!
 
4 – Os activistas-fantoches e os apaniguados por uma abstracta “terceira via” a que eu me tenho vindo a referir, uma “terceira via” que claudica quantas vezes perante as mais reaccionárias pressões em nome do diálogo, nem uma palavra proferiram em relação ao passamento físico da camarada Maria Mambo Café… quando muito terão referido o seu patriotismo, sem melhores explicações!
 
Eles que se dizem campeões e arautos da luta contra a corrupção e por uma democracia imaginária (por que alimentada quantas vezes da mentira, do ódio e das provocações), nem sequer despertaram para exemplos como este!
 
Isso demonstra que estão ao serviço das pressões externas, dos seus interesses e conveniências e apenas se estão a tentar perfilar para uma alternância do poder, sem outra cultura senão a do seu cada vez mais evidente mercenarismo!
 
Por isso quantos assumem posições fundamentalistas, provocadoras e apelativamente emocionais, tão “radicais” como os surfistas que se procuram manter em equilíbrio sobre as águas turbulentas das grandes ondas!
 
5 – Como nos ensina o amor rigoroso da vida exemplar da camarada Maria Mambo Café, a esperança no socialismo com convicções profundas e princípios é para se alimentar, pois o socialismo faz parte da essência da paz e da democracia, o socialismo é internacionalista, solidário, não alinhado e capaz de estimular respeito para com o próximo, como perante a humanidade e para com o planeta!
 
Quando assumimos a lógica com sentido de vida, vamos buscar exemplos, mesmo que esses exemplos não tivessem feito parte do nosso quotidiano, soubemos sempre onde eles se encontravam, o que faziam e como faziam nas suas opções clarividentes!
 
A lógica com sentido de vida tem exemplos substantivos, progressistas e vanguardistas!
 
Personalidades como a da camarada Maria Mambo Café é o de que África mais precisa: nenhuma elite global a irá glorificar, nem manipular após a sua morte, por que não o conseguiram em vida e por isso essas personalidades são o humus do que é imorredouro e intempral em relação às mais legítimas aspirações de resgate!
 
Com o exemplo da camarada Maria Mambo Café temos uma certeza: veio da mata o homem novo do MPLA, por que esta mulher teve a noção antecipada do equilíbrio humano que, sob o ponto de vista ético e moral, se tem de harmoniosamente culivar!
 
A longa escalada em direcção a um universo progressista está, quer os poderosos que constituem os 1% da humanidade queiram, quer não, sintomaticamente em curso!
 
Foto: Camarada Maria Mambo Café.
 
A consultar:
- Chefe de Estado rende homenagem a nacionalista Maria Mambo Café – http://novojornal.co.ao/Artigo/Default/24840
- Bureau Político do MPLA lamenta morte de Maria Mambo Café – http://jornaldigital.com/noticias.php?noticia=39334
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana