domingo, 15 de dezembro de 2013

PASSAGEIROS DO PRIMEIRO VOO ALTERNATIVO DA TAP CHEGAM QUEIXOSOS A BISSAU

 


O primeiro voo da TAP entre Lisboa e Bissau, depois de a companhia suspender as ligações diretas entre os dois países, chegou hoje à capital guineense às 04:20 com vários passageiros queixosos, como relataram à agência Lusa.
 
Autoridades da Guiné-Bissau forçaram a tripulação do voo de terça-feira a levar para Portugal 74 pessoas com passaportes falsos, o que provocou um incidente diplomático e a suspensão da rota.
 
Como alternativa, a TAP levou no sábado os passageiros até Dacar e fretou um avião à Air Senegal para fazer o resto do percurso, cumprindo o circuito inverso para quem tiver como destino Lisboa.
 
Ramon Sarró saiu do aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, já passava das 05:00, com as malas ao lado, mas sem a esposa: viajaram juntos de Lisboa até Dakar, mas depois, e ao contrário do previsto, só um tinha lugar no avião da Air Senegal.
 
Lusa – foto André Kosters
 
Polícia guineense detém suspeito de recrutar 74 presumíveis sírios que viajaram até Lisboa
 
A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau deteve um homem de 51 anos suspeito de recrutar os 74 passageiros com passaportes falsos que viajaram na terça-feira num voo da TAP até Lisboa, disse hoje fonte daquela polícia à agência Lusa.
 
O homem, residente em Bissau e designado como um "empresário de comércio geral", foi detido na última noite e é apontado como o responsável que acompanhou os cidadãos estrangeiros, presumivelmente sírios, num voo de Marrocos até à capital guineense, referiu a mesma fonte.
 
Terá sido este suspeito a fazer todas as diligências no aeroporto para que o grupo entrasse na Guiné-Bissau e terá sido também ele quem os acompanhou durante a passagem pelo país, sublinhou.
 
O homem suspeito de ter estado no recrutamento a partir do exterior já tem um histórico de viagens até Marrocos, está agora detido nas instalações da PJ guineense e continuará a ser interrogado na segunda-feira, acrescentou.
 
Segundo a mesma fonte, a PJ está a tentar averiguar todos os detalhes, dado que "é natural o envolvimento de várias personalidades" e de "autoridades" no incidente com o voo da TAP de terça-feira, que levou à suspensão das ligações entre Portugal e a Guiné-Bissau.
 
Catherine Ashton, Alta Representante da União Europeia (UE), especificou na sexta-feira que foi "um membro superior das autoridades de transição da Guiné-Bissau acompanhado por militares" que obrigou a tripulação da TAP a transportar os 74 presumíveis cidadãos sírios com passaportes falsos.
 
A edição de hoje jornal "Público" refere que a ordem terá partido do ministro do Interior do executivo de transição, António Suka N'Tchama.
 
Contactado pela agência Lusa, o governante recusou-se a prestar declarações, tal como já havia feito na sexta-feira.
 
Da mesma forma, nem o primeiro-ministro, Rui de Barros, nem o porta-voz do governo de transição, Fernando Vaz, comentaram os novos detalhes, remetendo para as conclusões da comissão de inquérito ao caso - que devem ser apresentadas até quarta-feira, o mais tardar.
 
O incidente levou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Delfim da Silva, a apresentar o pedido de demissão na sexta-feira, responsabilizando "gente ligada à imigração e segurança" do Estado, que "tinham a obrigação de proteger o país e não protegeram".
 
A carta de demissão foi entregue ao presidente de transição, Serifo Nhamadjo, que ainda não se pronunciou sobre o assunto - apesar de já se ter reunido com Delfim da Silva e com Suka N'Tchama na manhã de quinta-feira.
 
LFO // PGF - Lusa
 

1 comentário:

Anónimo disse...

ANTONIO SUKA N'TCHAM RUI DE BARROS FENANDO DISPARATE VAZ MANUEL SERIFO NHEMEDO NHAMADJO ESPERO QUE ESSES PAGARAO UM DIA DO SOFRIMENTO QUE ESTAO CAUSANDO AO POVO DA GUINE BISSAU.

Mais lidas da semana