domingo, 31 de agosto de 2014

REI TAILANDÊS APROVOU GOVERNO DE GENERAIS DA DITADURA MILITAR




Rei tailandês aprovou oficialmente novo Governo dominado por generais

Banguecoque, 31 ago (Lusa) -- O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, aprovou hoje o novo Governo do país, no qual 11 generais, no ativo e aposentados, ocupam os lugares chave, adiantou a agência EFE.

O general Prayuth Chan-ocha, responsável pelo golpe de Estado pacífico de 22 de maio, apresentou o seu Governo uma semana depois de ter sido eleito primeiro-ministro pela Assembleia Nacional, formado essencialmente por personalidades próximas da junta militar.

O Governo inclui aliados do primeiro-ministro, como o chefe das Forças Armadas, o general Tanasak Patimapragorm, como o vice-primeiro-ministro responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros, ou o general Prawit Wongsuwan, também vice-primeiro-ministro e titular da pasta da Defesa.

O antigo líder do exército, Anupong Paochinda, ficou com o cargo de ministro da Administração Interna.

A EFE recorda que a carreira e alianças de Prayuth estão condicionadas pelo início do percurso formativo na Academia Preparatória das Forças Armadas, onde estabeleceu uma amizade com Anupong Paochinda.

Nos últimos meses Prayuth Chan-ocha reuniu em si todo o poder, ao acumular os cargos de chefe do Estado Maior do Exército, líder da junta militar e primeiro-ministro.

Reconhecendo existirem vários problemas com a segurança e legislação que deve ser atualizada, o novo primeiro-ministro prometeu trabalhar no interesse do país e na reconciliação nacional.

A Junta Militar tomou o poder a 22 de maio, depois de vários meses de instabilidade devido a protestos contra o Governo e tem por objetivo um conjunto de reformas políticas, sociais e económicas que irão prolongar-se até outubro de 2015, altura em que serão convocadas eleições parlamentares.

IMA (JCS) // ROC

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana