António
Jorge*, Luanda
É
a escola primária um local privilegiado, onde em primeiro lugar se forja mais e
melhor a consciência nacional de um povo e de um país, para toda a vida.
...e
se bem que os manuais escolares não devam reflectir ou acentuar os aspectos de
natureza político-ideológica em beneficio de nenhum partido, devem por outro
lado, ter a preocupação de estimular nos alunos além da tolerância entre todos
nas diferenças naturais,... deverem ter em primeiro lugar, como preocupação a
salvaguarda da unidade nacional em torno de uma bandeira, e de uma pátria de
todos para todos e da sua história, mais ainda quando a liberdade é uma
conquista recente, e obtida ao fim de séculos de opressão, com muita luta,
sangue, sofrimento e muitas lágrimas na luta contra o colonialismo, pela
libertação e dignidade de um povo na conquista da sua independência.
Não
se pode por isso, sob qualquer pretexto e mais ainda quando por processos
ilegítimos e para fins comerciais e financeiros de enriquecimento pessoal e de
terceiros, alienar o dever de manter a vigilância em aspectos essenciais do
desenvolvimento da consciência nacional e dos interesses pátrios de uma jovem
nação, nomeadamente e principalmente a partir das escolas.
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