terça-feira, 13 de junho de 2023

Detalhes Perturbadores: “Escritório de Gerenciamento e Percepção” do Pentágono

Ken Klippenstein, jornalista investigativo do The Intercept, expôs como o Pentágono lançou discretamente uma nova divisão interna, batizada de "Escritório de Gestão de Influência e Percepção" (IPMO, na sigla em inglês), em março.

Kit Klarenberg* | Mint Press News | # Traduzido em português do Brasil

Sua existência não é estritamente secreta, embora não tenha havido nenhum anúncio oficial de seu lançamento, muito menos uma explicação de funcionários do Departamento de Defesa (DoD) sobre sua razão de ser ou modus operandi. Seu orçamento também permanece um mistério, mas supostamente esbarra nos "multimilhões".

Os documentos financeiros do Pentágono de 2022 oferecem uma descrição lacônica e amplamente impenetrável do IPMO. O Gabinete, diz-se, "servirá como conselheiro sénior" do subsecretário de Defesa para a Inteligência e Segurança, Ronald S. Moultrie, sobre "influência estratégica e operacional e gestão de perceção (revelar e ocultar)":

Desenvolverá orientações temáticas de influência alargadas centradas nos principais adversários; promulgar estratégias de influência competitiva focadas em questões específicas de defesa, que direcionem esforços de planejamento subordinados para a condução de atividades relacionadas à influência; e preencher as lacunas existentes em políticas, supervisão, governança e integração relacionadas a questões de gestão de influência e percepção. [IPMO]... presta o apoio necessário à Estratégia Nacional de Defesa... para enfrentar o atual ambiente estratégico de grande competição de poder".

No entanto, as referências a "revelar e ocultar" e "gestão de influência e percepção" são tentadoras ao extremo. Assim como a posição do IPMO dentro da estrutura de segurança nacional dos EUA e o diretor interino do Escritório estão intimamente ligados às operações mais assustadoras do Pentágono.

Apesar de seu lançamento discreto, o IPMO parece pronto para ser uma nova agência de DoD extremamente influente no futuro, travando uma guerra de informações incessante no país e no exterior. O que torna a nova empreitada ainda mais sinistra é que tais capacidades não são novidade; o Pentágono administrou várias operações semelhantes, se não idênticas, no passado e continua a fazê-lo, apesar da controvérsia significativa e da reação pública.

De fato, o dicionário oficial do DoD tem uma definição dedicada de "gerenciamento da percepção", ligando a prática a "operações psicológicas", que são definidas como ações destinadas a influenciar as "emoções, motivos, raciocínio objetivo e, em última análise, o comportamento" de governos, organizações, grupos e indivíduos-alvo:

Ações para transmitir e/ou negar informações e indicadores selecionados a públicos estrangeiros para influenciar suas emoções, motivos e raciocínio objetivo, bem como a sistemas de inteligência e líderes em todos os níveis para influenciar estimativas oficiais, resultando em comportamentos estrangeiros e ações oficiais favoráveis aos objetivos do originador. De várias maneiras, a gestão da percepção combina projeção da verdade, segurança das operações, cobertura e engano e operações psicológicas."

Isso, é claro, levanta a questão de por que uma nova encarnação do que veio antes e nunca desapareceu está agora sendo inaugurada pelo establishment de defesa dos EUA. Como veremos, não há respostas tranquilizadoras.


"REDUÇÃO DE ASSINATURAS"

Apesar da falta de um papel público, um memorando descrevendo o modus operandi do IPMO foi adquirido por Klippenstein. Ele oferece um cenário hipotético em que o Pentágono "quer influenciar os líderes do País A a parar de comprar um sistema de armas do País B" porque acredita que a venda "poderia comprometer a vantagem militar do DoD, de alguma forma, se os EUA tivessem que se envolver em um conflito armado com o País A".

"Supondo que o IPMO tenha trabalhado para estabelecer a mudança de comportamento desejada, como podem ser identificados os principais influenciadores que influenciam os processos de pensamento, crenças, motivos, raciocínio etc. desses líderes. (incluindo a verificação de seus modos e métodos típicos de comunicação)?" lê-se no memorando. "Depois disso, supondo que uma estratégia de influência seja desenvolvida, como o DIE [Defense Intelligence Estimate] ou o IC [Intelligence Community] podem determinar se as atividades de influência do DoD estão funcionando (além de esperar e observar com esperança de que o País A eventualmente pare de comprar o sistema de armas em questão do País B)?"

O documento foi assinado pelo diretor do IPMO, James Holly, ex-diretor de Programas Especiais do Comando Conjunto de Operações Especiais (JSOC) dos EUA. Durante esse tempo, ele comandou operações de espionagem para uma organização paramilitar não identificada no Iraque e foi oficial de inteligência de uma Força-Tarefa Conjunta Combinada no Afeganistão.

Não se sabe ao certo exatamente o que esses papéis implicavam. No entanto, que ele tenha dado o salto do JSOC para o IPMO é impressionante, já que o Comando é o núcleo de todas as operações mais assustadoras e sensíveis do Pentágono. A divisão raramente é notícia, mas quando o faz, as histórias são invariavelmente marcantes e perturbadoras. Por exemplo, em maio de 2021, a Newsweek expôs como o Comando opera "a maior força secreta que o mundo já conheceu" sob um programa chamado "Redução de Assinatura". Ao todo, 60 mil pessoas – "mais de dez vezes o tamanho dos elementos clandestinos da CIA" – fazem parte deste exército secreto, "muitas trabalhando sob identidades mascaradas e em perfil discreto". Trabalhando tanto em casa quanto no exterior, seus agentes realizam tarefas secretas usando cobertura civil "na vida real e online, às vezes se escondendo em empresas privadas e consultorias, algumas delas empresas de nome familiar".

"Dezenas de organizações governamentais pouco conhecidas e secretas apoiam o programa, distribuindo contratos confidenciais e supervisionando operações publicamente não reconhecidas. Ao todo, as empresas arrecadam mais de US$ 900 milhões anualmente para atender a força clandestina, fazendo de tudo, desde criar documentação falsa e pagar as contas e impostos de indivíduos que operam sob nomes falsos até fabricar disfarces e outros dispositivos para impedir a detecção e identificação, até construir dispositivos invisíveis para fotografar e ouvir a atividade nos cantos mais remotos do Oriente Médio e da África.

Essa milícia de capa e punhal se move inteiramente nas sombras e pode violar as leis dos EUA, as Convenções de Genebra, os padrões básicos de responsabilização e vários códigos de conduta militar. O principal deles é o princípio de longa data de que os militares não realizam operações secretas em solo americano. No entanto, o JSOC contornou essa restrição desde sua fundação em dezembro de 1980, operando sob um véu de sigilo oficial quase total, muitas vezes em conjunto com a CIA.

Em junho de 1984, o The New York Times descreveu como o JSOC efetivamente agiu como uma lei para si mesmo, evoluindo rapidamente muito além de sua missão original de "coletar inteligência para planejar operações militares especiais" em "uma operação noturna, com sua própria aquisição de armas e pesquisa, bem como comunicações".

Dois meses antes, um alto funcionário do Pentágono disse aos legisladores eleitos que o Comando não era "uma agência de interesse para o comitê de supervisão de inteligência" e se recusou a responder a perguntas sobre suas atividades.

No entanto, o Times ofereceu uma breve visão geral do que se sabia sobre as atividades da JSOC nos quatro anos anteriores. Além de auxiliar a invasão ilegal de Granada, o Comando prestou ampla assistência às operações de capa e punhal da CIA na América Central. Em particular, apoiou os Contras fascistas na Nicarágua, ajudando a Agência a contornar as restrições do Congresso em seus esforços brutais para derrubar o governo sandinista de esquerda eleito.

"PROPAGANDA PROIBIDA E ENCOBERTA"

O envolvimento da JSOC nessa guerra suja da CIA é particularmente notável, dado que esse período deu origem ao próprio conceito de "gerenciamento de percepção" como uma forma legítima de guerra psicológica a ser travada pela CIA, Pentágono e outras agências governamentais contra a população doméstica.

O objetivo primordial dessa investida do governo Reagan era pintar falsamente os assassinos Contras como heroicos combatentes da liberdade. Na realidade, os Contras, com direção, financiamento e armas da CIA, atacaram deliberadamente a infraestrutura civil, incluindo escolas e hospitais, padres massacrados, freiras, ativistas trabalhistas, estudantes, camponeses e cidadãos indígenas.

Por sua vez, os sandinistas social-democratas foram transformados em autocratas ferozmente repressivos, governando a Nicarágua com mão de ferro e transformando seu país em uma "cabeça de praia" para a invasão soviética dos EUA Mensagens de propaganda semelhantes foram empregadas em todas as guerras por procuração americanas desde então, da Iugoslávia à Ucrânia. Toda essa atividade, cuja extensão total pode nunca ser conhecida, representou violações flagrantes da Lei Smith-Mundt de 1948, que impõe restrições rígidas à divulgação doméstica de propaganda estatal.

Tomemos, por exemplo, o Escritório de Diplomacia Pública, uma unidade de propaganda pró-Contra dirigida pelo principal assessor do Conselho de Segurança Nacional de Reagan, Oliver North, que trabalhava simultaneamente com traficantes de cocaína para armar os "rebeldes" nicaraguenses. Descobriu-se que a unidade violou uma série de leis dos EUA por investigações oficiais separadas sobre o escândalo Irã-Contras. A Controladoria-Geral dos EUA, por exemplo, concluiu que o Escritório se envolveu em "propaganda proibida e secreta (...) além do leque de atividades aceitáveis de informação pública da agência".

No entanto, apesar de tais descobertas condenatórias, as técnicas de "gerenciamento de percepção" aperfeiçoadas por essas diversas unidades, e muitas das estruturas formais e informais criadas contemporaneamente para disseminar a propaganda da CIA, do Pentágono e da Casa Branca, não foram a lugar nenhum.

Duas décadas depois, na esteira dos ataques de 9/11, o Pentágono, sob a liderança de Donald Rumsfeld, teve a brilhante ideia de criar o Escritório de Influência Estratégica para plantar deliberadamente propaganda negra "enganosa" na mídia estrangeira, que seria então captada pela mídia americana.

Em uma reviravolta perversa, justamente essa estratégia foi usada pelo serviço de inteligência estrangeiro britânico MI6 já em 1998 para lançar as bases para a Guerra do Iraque. No âmbito da "Operação Apelo em Massa", a agência distribuiu "inteligência" duvidosa ou mesmo fabricada para editores e jornalistas em sua folha de pagamento em todo o mundo, influenciando a produção dos principais veículos de notícias internacionais. Os sustos procuravam "moldar a opinião pública sobre o Iraque e a ameaça representada pelas ADM".

O Escritório de Influência Estratégica operou em segredo desde seu lançamento em outubro de 2001 até fevereiro do ano seguinte, quando a grande mídia tomou conhecimento de sua existência. Devido ao intenso protesto, apenas uma semana depois, foi oficialmente fechado a pedido de Rumsfeld. No entanto, em uma coletiva de imprensa em novembro de 2002, o secretário de Defesa fez comentários desprevenidos indicando que ele continuou muito vivo depois disso:

O Escritório de Influência Estratégica. Você deve se lembrar disso. E 'oh meu Deus, não é tão terrível, Henny Penny, o céu vai cair'. Eu desci no dia seguinte e disse tudo bem, se você quiser barbarizar essa coisa, tudo bem, eu vou te dar o cadáver. Aí está o nome. Você pode ter o nome, mas vou continuar fazendo tudo o que precisa ser feito. E eu tenho."

DA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL E DOS OVNIS

O memorando protegido por Klippenstein sugere que o IPMO está envolvido em operações de propaganda idênticas às descritas aqui. Ele observa que o Escritório "é encarregado do desenvolvimento de ampla orientação de mensagens temáticas e estratégias específicas para a execução de atividades do DoD projetadas para influenciar os tomadores de decisão relacionados à defesa estrangeira a se comportarem de maneira benéfica para os interesses dos EUA".

Dado que Washington está novamente fortemente envolvido em uma guerra por procuração ao estilo da Nicarágua na Ucrânia, uma unidade de propaganda que o acompanhasse seria de enorme utilidade. Afinal, apesar dos melhores esforços da mídia ocidental para branquear a questão, as simpatias nazistas com soldados e unidades militares permanecem teimosamente flagrantes.

O fenômeno da tatuagem da suástica e dos combatentes militares é tão profuso que, no início deste mês, o New York Times foi instado a publicar um artigo lamentando como tal iconografia nacional-socialista deixa "diplomatas, jornalistas ocidentais e grupos de defesa em uma posição difícil". Por um lado, "chamar a atenção para a iconografia corre o risco de jogar na propaganda russa", por outro, "dizer que nada permite que ela se espalhe". A questão mais ampla de por que tantos nacionalistas ucranianos optam ansiosamente por exibir tais emblemas era inexplorada.

Apropriadamente também, em dezembro de 2022, o jornalista independente Jack Murphy publicou uma investigação alegando que a CIA estava "usando o serviço de espionagem de um aliado europeu da Otan para conduzir uma campanha de sabotagem secreta dentro da Rússia sob a direção da agência", na qual JSOC era um ator chave. O Comando supostamente apoia essas operações "com informações direcionadas de plataformas de inteligência, vigilância e reconhecimento, como drones, que podem ver e ouvir profundamente a Rússia".

Outras pistas sobre o súbito impulso para codificar formalmente o que o Pentágono vem fazendo com total impunidade há tanto tempo também podem ser fornecidas pelos registros online da empresa de segurança privada Sancorp Consulting, que oferece "soluções de ameaças contra-internas, inteligência artificial e aprendizado de máquina, soluções de TI, atividades de identidade e dados, soluções de inteligência e contrainteligência" para clientes do setor privado e do Estado.

Um índice do "desempenho passado" da Sancorp para listas de clientes que fornecem "serviços administrativos, de segurança, políticas, operações e suporte analítico especializados e sensíveis" para ninguém menos que a IPMO. Registros apagados do site da empresa indicam que ela também conta com o Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO) do Pentágono como cliente.

Esta divisão do DoD é encarregada de investigar OVNIs e outros fenômenos aéreos inexplicáveis. O Pentágono tem demonstrado ultimamente um interesse pronunciado em discos voadores, assim como fez durante a Guerra Fria. Em seguida, o objetivo era atrapalhar e atrapalhar o público enquanto dava cobertura para inovações militares experimentais dos EUA, aeronaves e testes. Há poucos motivos para acreditar que os motivos do DoD mudaram nos dias atuais.

Documentos desclassificados mostram que, durante anos, o Escritório do Vice-Chefe de Operações Navais para Guerra de Informação, conhecido como N2N6, atualmente exerce controle total sobre a disseminação de informações relacionadas a OVNIs para o público americano em nome do Pentágono. Isso se estende a direcionar as divisões do Pentágono para responder a perguntas da mídia e solicitações da FOIA de jornalistas e do público e como.

Talvez o Pentágono tenha decidido trazer essas responsabilidades para dentro de casa. Coincidentemente, em 6 de junho, um veterano da Força Aérea e ex-membro da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial veio a público com alegações de que naves extraterrestres são rotineiramente recuperadas em segredo pelo governo dos EUA.

Essa exposição de choque não poderia ter vindo em melhor hora. À medida que a Nova Guerra Fria aumenta, e a tecnologia cada vez mais ameaçadora é inevitavelmente testada nos céus acima da Área 51 e outras instalações militares sombrias nos EUA e em outros lugares, é necessário desviar a atenção do público do conhecido para o desconhecido e incognoscível. Enquanto isso, os chefes militares dos EUA falam regular e abertamente sobre travar uma guerra contra a China em um futuro muito próximo – o que torna a construção de um escritório de propaganda dedicado com antecedência ainda mais conveniente.

*Kit Klarenberg é um jornalista investigativo e colaborador do MintPresss News que explora o papel dos serviços de inteligência na formação da política e das percepções. Seu trabalho já apareceu em The Cradle, Declassified UK e Grayzone. Siga-o no Twitter @KitKlarenberg.

Imagens: 1 – Edifício do Pentágono – Google; 2 - Uma série de fotos do programa Signature Reduction fornecidas à Newsweek por William Arkin | Edição por MintPress News; 3 – Um  anúncio colocado pelos Jovens Republicanos sob o conhecimento do Escritório de Diplomacia Pública, 20 de março de 1985. Crédito | Arquivo da NSA

Sem comentários:

Mais lidas da semana