segunda-feira, 31 de julho de 2023

BIDEN PROMOVE LINHA DURA

A virulenta falcão da Rússia, Victoria Nuland, e o virulento falcão da China, Charles Q. Brown, estão sendo promovidos a posições elevadas pela Casa Branca.

Caitlin JohnstoneCaitlinJohnstone.com | em Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

A administração Biden parece prestes a se tornar ainda mais guerreira, se você pode imaginar isso, com a virulenta falcão da Rússia Victoria Nuland e o virulento falcão da China Charles Q. Brown agora sendo elevados a posições elevadas pela Casa Branca.

Nuland, esposa do  alfa neocon Robert Kagan , foi  nomeada  vice-secretária de Estado em exercício pelo presidente Joe Biden, pelo menos até que um novo vice-secretário seja nomeado. Isso a coloca como segunda em comando no Departamento de Estado, logo atrás de Tony Blinken.

Em um artigo sobre o papel único de Nuland nas relações azedas entre os EUA e a Rússia durante seu mandato anterior no Departamento de Estado sob o presidente Barack Obama, Connor Echols , responsável pela Statecraft, escreve o seguinte sobre as últimas notícias:  

“A nomeação de Nuland será uma benção para os falcões da Rússia que querem aumentar a pressão sobre o Kremlin. Mas, para aqueles que defendem um fim negociado para o conflito na Ucrânia, uma promoção para o notoriamente " diplomata pouco diplomático " será uma pílula amarga.

Alguns lembretes rápidos estão em ordem. Quando Nuland estava servindo no governo Obama, ela  teve  uma ligação vazada agora infame com o embaixador dos EUA na Ucrânia. Enquanto a Revolta de Maidan agitava o país, a dupla de diplomatas americanos discutiu conversas com líderes da oposição, e Nuland expressou apoio para colocar Arseniy Yatseniuk no poder. (Yatseniuk se tornaria primeiro-ministro no final daquele mês, depois que o ex-presidente Viktor Yanukovych, amigo da Rússia, fugiu do país.) Em um ponto memorável da ligação, Nuland disse “Foda-se a UE” em  resposta  à postura mais branda da Europa sobre os protestos.

A controvérsia em torno da ligação - e as implicações maiores do envolvimento dos EUA na derrubada de Yanukovych - aumentou as tensões com a Rússia e contribuiu para a decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de tomar a Crimeia e apoiar uma insurgência no leste da Ucrânia. A  distribuição de comida aos manifestantes  em Kiev provavelmente também não ajudou.

Nuland, junto com o czar de sanções do Departamento de Estado, Daniel Fried, liderou o esforço para punir Putin por meio de sanções. Outro funcionário do State teria  perguntado a  Fried se 'os russos percebem que as duas pessoas mais duras em todo o governo dos EUA estão agora em posição de ir atrás deles?' ”

Em um artigo do Consortium News de 2015 intitulado “ A bagunça que Nuland fez ”, o falecido Robert Parry destacou Nuland como o principal arquiteto da operação de mudança de regime de 2014 na Ucrânia, que, como Aaron Maté explicou no ano passado , abriu o caminho para a guerra estamos vendo lá hoje. Espero que a posição dela acabe sendo temporária. 

Em outras notícias, o Comitê de Serviços de Armas do Senado  votou para confirmar a escolha de Biden do general Charles Q. Brown Jr. como o próximo presidente do Estado-Maior Conjunto, substituindo Mark Milley. Uma votação completa do Senado ocorrerá agora sobre a confirmação de Brown - atualmente o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea - para o cargo militar mais alto do país.

Brown  é inequívoco  sobre sua crença de que os EUA devem acelerar a militarização contra a China no chamado Indo-Pacífico para se preparar para o confronto entre as duas potências,  pedindo  mais bases americanas na região e maiores esforços para armar Taiwan durante sua audiência perante o Comitê de Serviços de Armas do Senado no início deste mês.

Em maio, Moon of Alabama sinalizou a nomeação de Brown em um artigo que também observou que vários defensores da contenção militar haviam renunciado a seus cargos dentro do governo, incluindo Wendy Sherman, a vice-secretária de Estado substituída por Nuland.  

É muito cedo para tirar conclusões firmes, mas ver vozes de moderação se afastando e defensores da escalada se intensificando pode ser um mau presságio do que está por vir.

* O trabalho de Caitlin Johnstone é  totalmente apoiado pelo leitor , então, se você gostou desta peça, considere compartilhá-la, segui-la no  Facebook ,  Twitter ,  Soundcloud ,  YouTube ou jogar algum dinheiro em seu pote de gorjetas no  Ko-fi ,  Patreon  ou  Paypal . Se você quiser ler mais, pode  comprar os livros dela . A melhor maneira de garantir que você veja o que ela publica é se inscrever na lista de discussão em  seu site  ou  no Substack, que receberá uma notificação por e-mail para tudo que ela publicar. Para mais informações sobre quem ela é, onde ela está e o que ela está tentando fazer com sua plataforma,  clique aqui . Todas as obras são co-autorias com seu marido americano Tim Foley.

Este artigo é de   CaitlinJohnstone.com.au  e republicado com permissão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana