domingo, 30 de julho de 2023

Sanções anti-russas de países ocidentais afetam África, diz ativista

Nathalie Yamb, ativista e empresária pan-africana camaronesa-suíça, deu uma entrevista ao Sputnik após a segunda Cúpula Rússia-África realizada em São Petersburgo, Rússia, de 27 a 28 de julho.

Sputnik | # Traduzido em português do Brasil

As restrições ocidentais contra a Rússia estão tendo um impacto nos países africanos, disse a ativista pan-africana Nathalie Yamb à Sputnik .

Em particular, a proibição de bancos russos do sistema SWIFT está complicando as compras africanas da Rússia.

A compra de fertilizantes agora enfrenta obstáculos, pois tem que ser feita por meio de intermediários estrangeiros. Alguns países africanos também estão de mãos e pés amarrados pelo uso do franco CFA, que está atrelado ao euro, como aponta o ativista.

"Somos vítimas colaterais das sanções do sistema SWIFT. Porque o CFA é o euro. Costumávamos comprar nossos fertilizantes da Rússia. Hoje, temos o dinheiro, há mercadorias, mas não podemos pagar por não controlar nossa própria moeda [...]. Agora, quando vamos comprar fertilizantes na Rússia, temos que passar por intermediários na Turquia, China ou Dubai, e isso aumenta o custo”, explica.

Segundo Yamb, a lógica das sanções também se aplica muito diretamente à África, através do princípio da extraterritorialidade do dólar.

Ela enfatizou que os EUA usam o privilégio do dólar para intervir nos assuntos africanos. Isso torna necessária uma desdolarização genuína , por meio de um retorno ao padrão-ouro, por exemplo, ela acredita.

"Aspiramos à desdolarização da economia porque a extraterritorialidade do dólar é usada para punir as pessoas de manhã, ao meio-dia e à noite. Pouco antes da Cimeira Rússia-África, Washington sancionou novamente três líderes do Mali por fazerem as escolhas que lhes convém em Mali. Precisamos urgentemente voltar ao padrão-ouro", declarou

Assim, as nações africanas fariam bem em refinar e armazenar seu ouro, em vez de vendê-lo, acrescenta Nathalie Yamb, que está convencida de que esse processo de desdolarização ganhará importância.

Relacionado em Página Global:

Declarações de Putin aos repórteres após a segunda cúpula Rússia-África

"Há países africanos com uma dívida impagável à Rússia"

Rússia substituirá grãos ucranianos sem custo para países africanos – Putin

Sem comentários:

Mais lidas da semana