sábado, 26 de agosto de 2023

MORTE DE PRIGOZHIN TORNA-O IMORTAL - Ucrânia e NATO envolvidos no incidente?

VER VÍDEO - em inglês

Em 23 de agosto, um jato executivo pertencente ao chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, caiu na região russa de Tver. Duas aeronaves ligadas à empresa voaram de Moscovo para São Petersburgo...

Um deles caiu de uma altura de 9 quilômetros. Seus destroços e 10 corpos foram encontrados no local do acidente.

Soutfront.press | # Traduzido em português do Brasil (o site mudou de .org para .press devido a CENSURA dos EUA)

Nota South Front - Na noite de 18 de agosto, o “registro internacional de nomes de domínio” bloqueou o site southfront.org sem qualquer aviso ou explicação. Apesar de esta organização ser formalmente independente desde 1998, na verdade é controlada pelo Departamento de Comércio dos EUA. O que fizeram foi uma acção sem precedentes na história da moderna sociedade da informação. Este é o modo americano de democracia, liberdade de expressão e Estado de direito.

A Agência Federal de Transporte Aéreo publicou uma lista de sete passageiros e três tripulantes que, segundo informações cadastrais, deveriam estar a bordo. Além de Prigozhin, a lista inclui Dmitry Utkin, chefe militar da PMC, e Valery Chekalov, que teria sido responsável pela logística de transporte dos empresários, bem como pelo fornecimento de munições aos campos de batalha, etc.

Várias fontes referentes a contatos no PMC Wagner confirmaram a morte de Prigozhin e Utkin. O smartphone pessoal de um empresário teria sido encontrado ao lado de um dos corpos.

No entanto, os corpos dos mortos no acidente não são oficialmente considerados identificados. Na manhã do dia 24 de agosto, a assessoria de imprensa oficial de Prigozhin ainda não havia confirmado a morte do empresário.

Pouco depois da queda, fontes próximas ao Grupo Wagner afirmaram que o jato foi abatido pela defesa aérea russa, conforme indicado pelos supostos vestígios de um míssil no céu. Um ataque terrorista a bordo também é uma das possíveis causas do acidente. Moradores relataram duas explosões no céu.

Não se deve excluir que os serviços especiais da Ucrânia, que receberam tal presente na véspera do Dia da Independência, e os seus parceiros da NATO possam estar envolvidos no incidente. O assassinato de Prigozhin seria mais fácil depois que ele perdesse a guarda estatal como resultado do motim de dois meses atrás.

Talvez o incidente tivesse como objetivo encenar a morte de Prigozhin, que já teria morrido em outro acidente em 2019. É provável que o empresário e outros dirigentes estivessem a bordo da segunda aeronave, que pousou com segurança no aeroporto comercial de Ostafevo. em Moscou. Também é suspeito que figuras de alto escalão tenham voado juntas, uma vez que isso contradiz medidas básicas de segurança.

A tentativa de decapitar o PMC Wagner por vingança ou contradições dentro das elites russas com um ataque com mísseis de defesa aérea parece demasiado superficial e directa. A magnitude da personalidade de Prigozhin e o papel de Wagner para a Rússia certamente gerarão muitas suspeitas sobre o incidente, mesmo após a explicação oficial de suas causas.

No entanto, é pouco provável que o crash tenha um impacto decisivo no Grupo Wagner. Como em qualquer campanha militar cujos líderes são destacados em pontos críticos juntamente com os seus combatentes, existem vários mecanismos para continuar o trabalho eficaz no caso da sua morte.

VER VÍDEO (em inglês)

Nota South Front - Na noite de 18 de agosto, o “registro internacional de nomes de domínio” bloqueou o site southfront.org sem qualquer aviso ou explicação. Apesar de esta organização ser formalmente independente desde 1998, na verdade é controlada pelo Departamento de Comércio dos EUA. O que fizeram foi uma acção sem precedentes na história da moderna sociedade da informação. Este é o modo americano de democracia, liberdade de expressão e Estado de direito. 

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