quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Japão despeja águas residuais contaminadas com energia nuclear de Fukushima

A exploração do relatório de avaliação da AIEA pelo Japão prejudica seriamente a reputação da agência: enviado chinês

Criticando o sofisma do Japão sobre o despejo de águas residuais contaminadas com energia nuclear, o representante permanente chinês na Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Li Song, disse na segunda-feira que é o Japão quem está a politizar a questão com a sua impassibilidade perante a fúria do seu próprio povo e dos países vizinhos. países, ao mesmo tempo que envidam todos os esforços para se branquearem. Explorar o relatório de avaliação da AIEA representa um sério dano à reputação da agência, acrescentou Li.

Global Times* | # Traduzido em português do Brasil

Li, que também é o representante permanente da China junto à ONU e outras organizações internacionais em Viena, falou no Conselho de Governadores da AIEA em Viena que a história se lembrará do dia 24 de agosto, quando o governo japonês, desconsiderando o forte questionamento e oposição internacionais, iniciou unilateralmente a descarga de águas residuais contaminadas com energia nuclear de Fukushima.

É uma questão significativa de segurança nuclear, com implicações transfronteiriças e duradouras, e não é de forma alguma um assunto privado apenas do Japão. "Se as águas residuais de Fukushima são seguras, por que devem ser lançadas no oceano? Se não forem seguras, nunca deveriam ser lançadas no mar", observou Li. 

O lado japonês não procurou uma avaliação abrangente e inclusiva por parte da AIEA de outras opções além da descarga oceânica; em vez disso, impuseram unilateralmente ao mundo a decisão de quitação. 

A avaliação das águas residuais da AIEA, realizada a pedido do Japão, enquadra-se na natureza de assistência técnica e avaliação consultiva e não possui força de direito internacional, disse Li, acrescentando que as conclusões do relatório de avaliação não obtiveram consenso dentro do grupo de trabalho técnico. 

No entanto, o Japão explorou fortemente o relatório de avaliação da agência para iniciar à força o plano de quitação, minando gravemente a credibilidade da AIEA e representando um prejuízo significativo para os interesses de segurança e desenvolvimento da indústria global de energia nuclear.

Li sublinhou que é altamente essencial que a AIEA estabeleça um mecanismo de monitorização internacional a longo prazo, eficaz e independente, livre do controlo japonês. Este mecanismo deve ser liderado pelos estados membros da agência e considerar plenamente os interesses e preocupações das partes interessadas relevantes.

Refutando o sofisma do representante japonês que argumentou que as declarações feitas pela China são "politizadas e emocionais", Li disse que qualquer governo responsável não ignoraria os apelos retumbantes do seu povo contra as ações de descarga oceânica do Japão. A verdadeira politização seria o Japão fazer ouvidos moucos a estas preocupações enquanto tentava encobrir as suas acções. 

As águas residuais contaminadas com energia nuclear contêm mais de 60 isótopos radioativos, muitos dos quais ainda carecem de métodos de tratamento eficazes; e em relação às 1,34 milhão de toneladas armazenadas em 1.300 tanques, bem como às 100 toneladas de novas águas residuais geradas diariamente, o Japão não forneceu explicações claras sobre o conteúdo de cada tanque de armazenamento, disse Li. 

Não importa como o Japão tente justificar as suas ações, não pode alterar o facto de uma quantidade significativa de substâncias nocivas ter sido descarregada no Oceano Pacífico, causando potencialmente riscos imprevisíveis aos ecossistemas marinhos e à saúde humana, observou Li. 

Ao comentar o recente relatório de avaliação da AIEA segundo o qual "encontrou o nível de trítio abaixo do limite" depois de a agência ter conduzido a sua primeira amostragem de água do mar após a descarga do Japão, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Mao Ning, disse que a chamada monitorização do Japão carece de autorização do Conselho de Governadores e não foi totalmente discutido pelos Estados-Membros. 

Foi apenas uma consulta técnica que carece de supervisão internacional e independente, observou Mao. 

A comunidade internacional apela ao estabelecimento de um acordo de monitorização internacional abrangente e substantivo, com a plena participação dos países vizinhos e das partes interessadas relevantes, para garantir a eficácia a longo prazo, disse o porta-voz. Este acordo deverá incluir planos detalhados relativos aos tipos de substâncias nucleares a monitorizar, à frequência da monitorização, aos locais, ao âmbito e à comunicação de informações. 

Contudo, qualquer tipo de monitorização não implica o reconhecimento do dumping do Japão, nem confere legitimidade às ações do Japão. O Japão deveria parar imediatamente de transferir o risco de poluição nuclear para o resto do mundo, disse Mao. 

Imagem: O Japão lança a “bomba” de água contaminada com energia nuclear no Pacífico. Desenho animado: Carlos Latuff

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