segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Página Global – O Resiliente

O Página Global esteve quase 48 horas sem capacidades de publicar com a normalidade que lhe é habitual. Resistimos e resistiremos sempre. 

É inútil atacarem-nos através de sabedorias informáticas de pseudo inteligência dos humanos a que chamamos “porcos sujos online” (mentes javardas), porque o são. Não permitiremos que nos tolham o conhecimento, as capacidades de comunicar, de denunciar processos antidemocráticos e de desinformação. Continuaremos, resilientes quanto necessário. Aqui estamos. Não desistimos. Contamos com todos os que também não desistem.

Em círculo próximo do Página Global existem os que afirmam que o título devia acrescentar a palavra – Resiliência. Talvez, parece que esse é nosso predicado. Na verdade ao longo dos anos de existência do Página Global temos conseguido ser campeões da luta contra os que o tentam apagar da net, nos enviam enxames de vírus, nos elegem como algo a abater através de manigâncias à disposição no menu da informática e de outros saberes avançados que quase tudo fazem para nos liquidar nesta janela tão comum que usamos para comunicar através de milhões ao longo dos anos de existência.

Mas não. Não nos cansamos de resistir e de tudo fazer para superar as vicissitudes que uns quantos energúmenos nos “oferecem” com o objectivo de nos silenciar e deixar de veicular opiniões e descrições que refletem e denunciam a podridão do mundo da censura, do obscurantismo, da antidemocracia e da liberdade de opinar e/ou denunciar ações, atitudes e jogos no xadrez político, económico e etc., que visam a repressão e exploração dos povos em benefícios de uns poucos que tudo fazem para dominar sociedades, países e o mundo.

Regressámos depois de mais uns quantos ataques que nos “calaram” durante algumas largas horas (quase 48). Regressaremos sempre, enquanto existirmos. Viva e resiliência.

Os nossos agradecimentos por também serem resilientes e estarem connosco. Leiam o que republicamos a seguir.

Redação PG

Resiliência

Resiliência é a capacidade de voltar ao estado normal. No campo da psicologia, resiliência significa resistência ao choque, à adversidade. É um termo usado em diversas áreas do conhecimento, tais como a administração, ecologia, física e psicologia.

# Publicado em português do Brasil

A palavra resiliência tem sido bastante utilizada para descrever o comportamento humano. Na área da psicologia, fala-se que uma pessoa é resiliente quando se mostra capaz de voltar ao seu estado habitual de saúde (física e mental) após passar por uma experiência difícil. Assim, podemos definir resiliência como a capacidade de enfrentar e superar adversidades.

Para definir o comportamento resiliente, é preciso considerar dois fatores: crise e superação. Diante de uma situação crítica ou adversa, pessoas podem manifestar diversos tipos de comportamento. A pessoa resiliente é aquela que compreende o problema que está diante dela e mobiliza recursos para superá-lo.

Isso não significa que o indivíduo resiliente seja invulnerável ou blindado. Não se trata de sempre sair ileso de uma situação crítica, mas de desenvolver a capacidade de lidar com a crise eficientemente e sair dela fortalecido.

Na administração e no ramo corporativo, a resiliência é a qualidade dos colaboradores flexíveis, aptos a se reinventarem, adaptarem-se e solucionarem problemas criativamente.

Aliás, a flexibilidade é uma característica fundamental para a resiliência. É comum a analogia com os bambus centenários, que conseguem resistir à força do vento por sua flexibilidade. Nesse caso, a rigidez seria um defeito e o bambu, pois, caso fosse rígido, sucumbiria e quebraria com a ventania.

Assim, a resiliência é a capacidade de sofrer as ações de um contexto específico, mas manter-se íntegro. A resistência não está na capacidade de lutar contra as forças, mas em flexibilizar e se adaptar ao ambiente.

A resiliência humana é uma habilidade desenvolvida a partir da capacidade da pessoa de encontrar soluções para se flexibilizar e se adaptar às situações que fogem de seu controle.

Bibliografia:

DELLAGLIO, Débora. Resiliência e Psicologia Positiva: Interfaces do Risco à Proteção. Belo Horizonte: Casa do Psicólogo, 2006.

BERNDT, Christina. Resiliência: O Segredo da Força Psíquica. Petrópolis: Vozes, 2019.

Veja também:

Histórias comoventes sobre a Resiliência Humana

Qualidades e defeitos de uma pessoa

Qualidades de uma pessoa

Texto em copy paste com origem em Significados

Sem comentários:

Mais lidas da semana