quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Mediadores pressionam pela extensão da trégua em Gaza

 Edna Mohamed ,  Adam Muro  e  Farah Najjar | Al Jazeera

‘Vamos reconstruir’: famílias de Gaza voltam para casas em ruínas

O fluxo de ajuda é “lento, complicado e ineficaz”, afirma o escritório de mídia de Gaza

ASSISTA: O que o silenciamento dos apoiadores da Palestina significa para a liberdade de expressão?

Vislumbres da vida normal em Gaza enquanto pescadores palestinos lançavam suas redes durante a trégua

Minutos antes de a trégua estendida de seis dias expirar, Israel e o Hamas concordaram na quinta-feira em prorrogar ainda mais o cessar-fogo por pelo menos mais um dia.

O governo israelense disse que recebeu uma nova lista de cativos em Gaza a ser divulgada na quinta-feira. Não especificou o número de cativos a serem libertados.

Ontem, quarta-feira, o Hamas libertou 16 prisioneiros em troca da libertação de 30 prisioneiros palestinos por Israel na quarta-feira. Até agora, 210 prisioneiros palestinianos e 97 cativos israelitas foram libertados.

Um dos cativos libertados na quarta-feira incluía Liat Beinin, dupla nacionalidade israelense-americana. O presidente dos EUA, Joe Biden, expressou a sua determinação em garantir a libertação do marido de Beinin.

A proeminente ativista palestina Ahed Tamimi chegou a Ramallah na quinta-feira depois de ser libertada da prisão de Ofer.

Ruqayah Amro, uma das prisioneiras palestinas libertadas, disse a Hoda Abdel-Hamid da Al Jazeera que as prisioneiras foram ameaçadas por guardas israelenses com agressão sexual.

Alto diplomata dos EUA visita Israel e Cisjordânia ocupada

Mais prisioneiros palestinos e cativos de Gaza serão libertados

Os negociadores egípcios e catarianos estão pressionando por uma nova prorrogação de dois dias da pausa nos combates entre o Hamas e Israel.

Uma semana após o início da trégua, os residentes da Faixa de Gaza continuam temerosos sobre o que poderá acontecer a seguir.

Pelo menos três pessoas morrem e 16 ficam feridas num  tiroteio numa estação rodoviária de Jerusalém Ocidental . O Hamas afirma que os dois homens armados, que também foram mortos, eram seus membros.

Mais de 15 mil palestinos foram mortos em Gaza desde 7 de outubro. Em Israel, o número oficial de mortos é de cerca de 1.200.

Sem comentários:

Mais lidas da semana