sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

BLOG DE GAZA: Lutas ferozes em Rafah, Shejaiya | Massacres em Khan Yunis, Nuseirat

 As perdas militares israelenses continuam – DIA 70

Os combates ferozes entre a resistência palestina e as forças invasoras israelenses continuaram no bairro de Shejaiya, a leste de Gaza, enquanto aviões de guerra israelenses realizavam novos massacres no centro e no sul de Gaza.

Por equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Mais soldados israelitas foram alegadamente mortos e feridos em novas batalhas, à medida que Washington renovava o seu apoio à guerra de Israel.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES:

Sexta-feira, 15 de dezembro, 17h30 (GMT+3)

DECLARAÇÃO SAUDITA-IRANIANA-CHINESA: Uma declaração saudita-iraniana-chinesa expressou preocupação com a situação contínua na Faixa de Gaza como uma ameaça à segurança e à paz na região. A declaração conjunta sublinhou “a necessidade de parar imediatamente as operações militares na Faixa”.

AL-JAZEERA: Foram relatadas explosões ao sul da cidade ocupada de Jerusalém como resultado de interceptações de mísseis lançados da Faixa de Gaza.

CORRESPONDENTE DA CRÔNICA DA PALESTINA:

Um palestino foi morto no bombardeio de um apartamento residencial na casa da família Masoud, na Praça Shawa, no bairro de Daraj, em Gaza.

Vários palestinos foram mortos e feridos quando aviões israelenses bombardearam duas casas na rua Al-Mughrabi, no bairro Al-Sabra, na cidade de Gaza.

Bombardeio aéreo e de artilharia renovado em várias áreas a leste e ao norte de Khan Yunis.

ESCRITÓRIO DE MÍDIA DO GOVERNO: O exército de ocupação atacou deliberadamente a tripulação do canal Al Jazeera pela quarta vez consecutiva, num crime completo que viola o direito internacional.

AL-JAZEERA: Explosões perto da escola Farhana, em Khan Yunis, onde o cinegrafista palestino ferido, Samer Abu Daqqa, ainda está caído no chão, como resultado de fragmentos de um míssil disparado por um avião de reconhecimento israelense.

Sexta-feira, 15 de dezembro, 16h30 (GMT+3)

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE JORNALISTAS: Estamos “profundamente chocados” com a lesão de nossos dois colegas, o repórter Wael Al Dahdouh.

Sexta-feira, 15 de dezembro, 15h30 (GMT+3)

AL-JAZEERA: Os jornalistas palestinos Wael al-Dahdouh e Samir Abu Daqqa foram feridos por estilhaços de um míssil disparado por um avião de reconhecimento israelense, enquanto cobriam um atentado bombista que teve como alvo uma escola em Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

AUTORIDADE DE COMÉRCIO MARÍTIMO BRITÂNICA: Um incêndio foi extinto após uma explosão em um navio 30 milhas a sudoeste de Mokha, Iêmen.

HEZBOLLAH: Alvejamos o local de Al-Jardah, na Galiléia Ocidental, e conseguimos um “acerto direto”.

YEDIOTH AHRONOT: Os centros israelenses não estão preparados para lidar com o grande número de militares feridos.

Sexta-feira, 15 de dezembro, 14h40 (GMT+3)

REUTERS (citando autoridades dos EUA): A Casa Branca está pressionando para acabar com a fase intensa da guerra em Gaza.

AL-JAZEERA: Dois mísseis foram lançados do sul do Líbano em direção à Galiléia Ocidental.

AL-JAZEERA: Sirenes soavam na cidade fronteiriça de Arab Al-Aramsha, na Galiléia Ocidental.

REUTERS (citando a força europeia antipirataria na Somália): Um navio de guerra espanhol está actualmente a aproximar-se de um navio mercante que pode ter sido sequestrado por piratas.

OFICIAL DE DEFESA DOS EUA: “Um míssil balístico lançado de áreas controladas pelos Houthi atingiu um segundo navio que arvorava bandeira da Libéria em Bab al-Mandab.”

Sexta-feira, 15 de dezembro, 14h (GMT+3)

AL-QASSAM: Nossos mujahideen conseguiram atingir um prédio em Juhr al-Dik, no qual soldados israelenses se barricaram com uma bomba TPG e os deixaram mortos e feridos.

AL-JAZEERA: 12 países europeus, o Canadá e a Austrália apelaram a Israel para que tomasse medidas imediatas para enfrentar o nível crescente de violência dos colonos.

ERDOGAN: O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que “na recente votação das Nações Unidas, a maioria dos países se opôs a Israel, que está prestes a ficar isolado no mundo”.

CANAL ISRAELITA 12: O conselho mini-ministerial aprovou a inspeção e entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza a partir da passagem de Kerem Shalom.

Sexta-feira, 15 de dezembro, 13h (GMT+3)

AL-JAZEERA: Israel está atualmente lançando bombardeios de artilharia em torno das cidades de Houla, Blida e Muhaybib, no sul do Líbano.

EXÉRCITO ISRAELITA: Bombardeamos a infraestrutura do Hamas na fronteira com o Egito.

REUTERS (citando oficial dos EUA): Um projétil “que acreditamos ser um drone foi lançado de áreas Houthi no Iêmen e atingiu um navio que arvorava bandeira da Libéria”.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos reuniões militares no noroeste da Cidade de Gaza com uma saraivada de morteiros.

EXÉRCITO ISRAELITA: Um soldado da reserva foi morto hoje em batalhas no sul da Faixa de Gaza. O exército israelita já tinha anunciado anteriormente a morte de outro soldado nas batalhas de Gaza, e mais tarde esclareceu que era comandante de um tanque.

Sexta-feira, 15 de dezembro, 12h (GMT+3)

MINISTRO DO HERANÇA ISRAELITA: O Ministro do Patrimônio israelense, Amihai Eliyahu, disse que toda a Faixa de Gaza deve ser ocupada.

PM BELGA: O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, disse que a situação está piorando em Gaza. De Croo pediu um cessar-fogo e o fim do sofrimento civil.

EXÉRCITO ISRAELITA: Recuperamos os corpos de outros dois soldados que estavam detidos em Gaza desde 7 de outubro.

BRIGADAS AL-QUDS: As Brigadas Al-Quds anunciaram que tinham como alvo dois tanques israelenses com projéteis Tandem no bairro de Sheikh Radwan, a oeste da cidade de Gaza.

AL-JAZEERA: A Segurança Marítima Britânica disse que um navio que arvorava bandeira da Libéria foi danificado como resultado de um ataque aéreo ao norte do porto iemenita de Mokha.

CONSULTOR DE SEGURANÇA NACIONAL DOS EUA: Haverá uma nova fase na guerra focada em atingir a liderança do Hamas. Tivemos discussões valiosas em Israel sobre a mudança para uma operação militar menos intensa.

Sexta-feira, 15 de dezembro, 11h (GMT+3)

CORRESPONDENTE DA CRÔNICA DA PALESTINA:

Vários palestinos foram mortos e feridos nos bombardeios da artilharia israelense nos bairros de Al-Zaytoun, Al-Shuja’iya, Al-Tuffah e Al-Daraj, na cidade de Gaza.

A artilharia de Israel teve como alvo as proximidades dos abrigos para deslocados em Jabaliya, ao norte da Faixa de Gaza

33 palestinos mortos chegaram ao Complexo Nasser em Khan Yunis nas últimas 24 horas.

As forças de ocupação israelenses dispararam bombas de fumaça a leste de Khan Yunis, em conjunto com a contínua demolição e destruição de casas residenciais na cidade de Bani Suhaila.

Helicópteros israelenses dispararam intensamente a leste da cidade de Al-Qarara, a leste de Khan Yunis.

Helicópteros israelenses disparam intensamente a leste de Juhr al-Dik, no centro da Faixa de Gaza.

Sexta-feira, 15 de dezembro, 10h30 (GMT+3)

AXIOS (citando autoridades dos EUA): A chegada de navios ao porto israelense de Eilat foi quase completamente interrompida devido aos ataques do grupo Ansarallah.

AL-JAZEERA: Vários palestinos foram mortos e feridos hoje num ataque israelense na área de Al-Katiba em Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

KAN (Israeli Broadcasting Corporation): Estão ocorrendo confrontos entre soldados israelenses e combatentes palestinos a leste de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza.

AL-JAZEERA: O exército de ocupação israelense lançou panfletos alertando os moradores da cidade de Kfar Shuba, no sul do Líbano, sobre os perigos da atividade dos combatentes do Hezbollah na região.

Sexta-feira, 15 de dezembro, às 9h (GMT+3)

CANAL ISRAELITA 13: o chefe da Inteligência Estrangeira (Mossad) David Barnea discutiu ontem com o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, o início das negociações para libertar os detidos na Faixa de Gaza.

AUTORIDADE BRITÂNICA: A Autoridade Britânica de Operações Comerciais Marítimas disse na sexta-feira que estava investigando um relato de um acidente perto de Bab al-Mandab, ao norte do porto de Mokha, no Iêmen.

Sexta-feira, 15 de dezembro, às 8h (GMT+3)

AL-JAZEERA: 12 palestinos foram mortos e dezenas ficaram feridos em um bombardeio israelense que teve como alvo uma escola que abrigava pessoas deslocadas em Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

Sexta-feira, 15 de dezembro, às 7h (GMT+3)

CORRESPONDENTE DA CRÔNICA DA PALESTINA:

O exército israelense lançou bombas luminosas no espaço aéreo a leste de Khan Yunis.

Os bombardeamentos da artilharia israelita continuaram durante horas no bairro de Al-Zaytoun e na área de Ashqoula e arredores, a leste da cidade de Gaza.

Bombardeio de aviões de guerra israelenses em Rafah, ao sul da Faixa de Gaza.

CRESCENTE VERMELHO PALESTINO: Perdemos completamente o contato com a sala de operações em Gaza e com todas as nossas equipes lá.

EXÉRCITO ISRAELITA: Um soldado da Brigada Golani foi morto nas batalhas ocorridas no sul da Faixa de Gaza.

Sexta-feira, 15 de dezembro, 5h45 (GMT+3)

MÍDIA PALESTINA: Combates ferozes estão ocorrendo atualmente entre os grupos da Resistência Palestina e o exército israelense, que está tentando se infiltrar no bairro de Shejaiya, no leste de Gaza.

AL JAZEERA:

Um bombardeio israelense teve como alvo uma casa no centro de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, deixando dois mortos e vários feridos.

A artilharia israelense bombardeou o centro de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.

(Palestine Chronicle)

Sem comentários:

Mais lidas da semana