sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

NATO | Sabotagem Nord Stream. Pelo menos EUA e Noruega apontados como autores

Os gasodutos Nord Stream e Nord Stream 2, que forneciam energia da Rússia para a Alemanha, foram atingidos por explosões em setembro de 2022. Em fevereiro, o jornalista investigativo vencedor do Prêmio Pulitzer, Seymour Hersh, alegou que as explosões foram organizadas pelos EUA com o apoio de Noruega.

Svetlana Ekimenko | Sputnik Globe | # Traduzido em português do Brasil

EUA e OTAN esperam desviar a culpa pela sabotagem do Nord Stream, diz legislador russo

Anteriormente, o The Washington Post publicou uma história sugerindo que um oficial militar ucraniano de alto escalão desempenhou ostensivamente um papel fundamental na sabotagem dos gasodutos Nord Stream no ano passado. O relatório dizia que o coronel ucraniano Roman Chervinsky era o “coordenador”, mas não agia sozinho.

Os Estados Unidos e a NATO estão a tentar esquivar-se de qualquer responsabilidade pela sabotagem do Nord Stream , acusando um coronel ucraniano de coordenar o ataque aos oleodutos, disse o legislador da Duma russa, Alexey Chepa .

“Esta é uma tentativa, com vários passos à frente, de afastar qualquer vestígio de culpabilidade por este ato terrorista. É claro que os serviços ucranianos, obviamente os serviços secretos, estiveram envolvidos... Mas teria sido impossível realizar este [ataque] sem o envolvimento das forças americanas e da NATO”, disse Chepa.

O coronel ucraniano Roman Chervinsky foi o suposto coordenador do ataque aos oleodutos Nord Stream, informou o Washington Post no sábado, citando autoridades ucranianas e europeias, bem como outras pessoas familiarizadas com os detalhes da operação. O jornal chamou Chervinsky de oficial militar ucraniano de alto escalão com laços estreitos com a inteligência do país. A agência alegou que o homem supostamente desempenhou um papel fundamental de “coordenação” no ataque aos gasodutos Nord Stream no ano passado. Acrescentou-se também que Chervinsky não agiu sozinho.

Além disso, o oficial ucraniano recebeu ordens de oficiais superiores, que reportaram ao comandante-em-chefe ucraniano Valery Zaluzhny, escreveu o jornal, citando pessoas familiarizadas com a forma como o ataque foi realizado.

“Isso é algum tipo de 'saudação' a ​​Zaluzhny e, a julgar por quem pode transmitir tais 'saudações', suspeito que sejam alguns caras do escritório de Zelensky que encomendaram um artigo no Washington Post”, Diretor do Instituto Internacional de Mais Novos Estados Alexey Martynov disse ao Sputnik. Segundo ele, o nível de planejamento e execução do ataque terrorista indica que a explosão foi organizada por “mais de uma agência de inteligência”.

Maria Butina, membro da Comissão de Assuntos Internacionais da Duma, expressou a opinião de que as autoridades americanas calcularam mal as consequências da publicação no Washington Post.

“Uma coisa é curiosa: quando as autoridades americanas encomendaram esta história numa tentativa de desviar a culpa e livrar-se de qualquer suspeita, será que queriam mesmo dizer tudo isto? Eles deram o seu melhor, mas você sabe o resto”, escreveu Butina no Telegram.

Butina especulou que seria lógico, neste caso, que as autoridades europeias bloqueiem o WaPo, com o regime de Kiev privado de qualquer assistência adicional da Europa.

Os gasodutos Nord Stream, construídos para transportar gás sob o Mar Báltico da Rússia para a Alemanha, foram atingidos por explosões em 26 de setembro de 2022. Na época, a operadora do gasoduto, Nord Stream AG, disse que os danos não tinham precedentes e eram impossíveis. para estimar o tempo que os reparos podem levar. A Dinamarca, a Alemanha e a Noruega deixaram a Rússia fora das suas investigações sobre o ataque, o que levou Moscovo a lançar a sua própria investigação com acusações de terrorismo internacional.

Ler/Ver em Sputnik Globe:

Washington Post chama o coronel ucraniano Chervinsky de 'coordenador' dos ataques ao Nord Stream

Os EUA investigarão as explosões do Nord Stream?

Provocações globais semelhantes às explosões do Nord Stream não são descartadas, diz Putin

O projeto de declaração do Conselho de Segurança da Rússia pede a condenação do ataque terrorista Nord Stream

Ataque terrorista ao Nord Stream De Facto organizado pelos EUA e Reino Unido - Kremlin

Enviado russo da ONU no Nord Stream Blast: Dinamarca, Alemanha e Suécia protegendo os EUA

Sy Hersh: A CIA considerou a explosão do Nord Stream de Biden como um passo estratégico em direção à Terceira Guerra Mundial

O administrador de Biden explodiu o Nord Stream porque os EUA temiam perder a primazia na Europa Ocidental - Sy Hersh

Nord Stream Blast: Por que o Ocidente ainda não consegue identificar o culpado

Sem comentários:

Mais lidas da semana