terça-feira, 30 de janeiro de 2024

A Nigéria é a culpada pela saída da Confederação do Sahel da CEDEAO

André Korybko * | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Em retrospectiva, era inevitável que a farsa da liderança regional da Nigéria terminasse, mas ninguém poderia prever a forma dramática como isso aconteceu.

planeada Confederação do Sahel do Burkina Faso, Mali e Níger, que formou uma aliança militar no ano passado, acaba de anunciar numa declaração conjunta que todos os seus membros se retirarão da CEDEAO . Alegaram que o bloco se desviou da sua missão fundadora do Pan-Africanismo sob influência estrangeira. Condenaram também a sua política de sanções e o fracasso em impedir ameaças terroristas. Todos os três foram suspensos antes da sua retirada, depois de cada um deles ter sofrido golpes militares patrióticos nos últimos anos.

Em termos geopolíticos, isto representa a deserção dos três membros do bloco sem acesso ao mar, todos os quais se aproximaram muito mais da Rússia no sentido militar desde as respectivas mudanças de liderança. Tudo o que resta são os membros costeiros, à excepção da Guiné , que também foi suspensa após o seu próprio golpe militar patriótico, mas que ainda não se retirou e pode agora tentar alavancar a sua posição para obter o máximo benefício. Nada disto teria acontecido se a Nigéria não tivesse abusado do seu papel de liderança na CEDEAO.

O país mais populoso de África há muito que planeia tornar-se um líder continental, pelo que procurou utilizar a CEDEAO como meio de estabelecer a sua própria “esfera de influência” sobre a África Ocidental. Esperava-se que isto imbuísse a sua liderança de benefícios geopolíticos que poderiam então ser aproveitados para defender que a Nigéria é de facto uma Grande Potência emergente. O problema é que esta política não foi devidamente executada, sendo a resposta daquele país ao golpe militar patriótico do Verão no Níger a sua sentença de morte.

Para começar, a Nigéria não conseguiu redistribuir equitativamente a sua enorme riqueza de hidrocarbonetos devido à corrupção incorrigível das suas instituições estatais, o que exacerbou os processos centrífugos pré-existentes entre o Norte, maioritariamente muçulmano, e o Sul, maioritariamente cristão. Isto, por sua vez, contribuiu para a ascensão de terroristas do Boko Haram designados pela ONU e de vários separatistas do Sul que Abuja considera terroristas. A estabilidade interna da Nigéria foi compreensivelmente abalada por estes desenvolvimentos.

Para piorar tudo, as Forças Armadas Nigerianas não conseguiram derrotar totalmente nenhum deles, o que prejudicou a reputação do país. Isto pode ser atribuído em parte à corrupção incorrigível acima mencionada que infecta todas as instituições estatais. Os parceiros ocidentais tradicionais da Nigéria, como o Eixo Anglo-Americano, fecharam os olhos a estes problemas por razões pecuniárias e estratégicas relacionadas com o espoliamento dos seus recursos naturais e mantê-los sob controlo, respectivamente.

A Nigéria foi considerada por eles como o seu gendarme da África Ocidental, que liderará coligações militares regionais para intervir em toda a CEDEAO sempre que os interesses geopolíticos ocidentais estiverem seriamente ameaçados. Sempre se supôs que permaneceria empobrecido, dividido, militarmente fraco e controlado externamente através de meios indirectos, para que nunca pudesse ascender como a Grande Potência que os seus líderes de pensamento tinham imaginado durante décadas. Este estado de coisas durou até ao golpe militar patriótico do Verão no Níger.

A remoção de Mohamed Bazoum, que inicialmente prometeu combater os terroristas, mas que acabou por se aliar a eles, para desgosto das suas forças armadas, foi o catalisador para dissipar a ilusão da liderança regional da Nigéria. A sequência de acontecimentos que se desenrolaram rapidamente no rescaldo levou a Nigéria a ameaçar uma intervenção militar destinada a reinstalar Bazoum e a impor sanções paralisantes, a primeira das quais não se materializou, enquanto a última saiu pela culatra ao unir pessoas comuns em torno das autoridades militares.

O impacto devastador das sanções levou a Nigéria a perder os corações e as mentes da região num instante, uma vez que muitos em toda a África Ocidental temiam que também eles pudessem um dia sofrer devido a desenvolvimentos políticos maiores fora do seu controlo. A decisão de não intervir militarmente evitou muito derramamento de sangue , mas também fez muitos acreditarem que as Forças Armadas Nigerianas são apenas um tigre de papel. Ambas as consequências do poder brando combinaram-se para destruir a falsa percepção da liderança regional da Nigéria.

Está fora do âmbito desta análise explicar por que a Nigéria cancelou a sua ameaça de intervenção no Níger, mas esta análise aqui argumenta que os EUA adaptaram-se de forma flexível aos desenvolvimentos em rápida evolução para expulsar a França daquele país rico em urânio, mantendo ao mesmo tempo a influência russa naquele país. sob controle até certo ponto. Basicamente, a Nigéria foi preparada para fracassar pelo líder de facto dos EUA do Eixo Anglo-Americano, cujos interesses regionais foram promovidos da melhor forma possível dadas as circunstâncias, mas à custa dos da Nigéria.

Em retrospectiva, era inevitável que a farsa da liderança regional da Nigéria terminasse, mas ninguém poderia prever a forma dramática como isso aconteceu. A Nigéria perdeu toda a boa vontade que anteriormente conquistou ao punir colectivamente os nigerinos e depois fez-se parecer fraca ao não levar a cabo a sua ameaça de intervenção militar, que nunca deveria ter considerado em primeiro lugar. Estes fracassos políticos deveram-se ao facto de operar sob influência estrangeira em vez de perseguir interesses nacionais.

A Nigéria poderia ter reagido de forma muito mais pragmática à mudança inesperada de liderança do seu vizinho do norte, simplesmente respeitando a soberania daquele país, apesar de discordar do curso dos seus desenvolvimentos políticos internos. Sanções específicas poderiam ter sinalizado a sua desaprovação, ao mesmo tempo que a suspendiam da CEDEAO, mas ainda mantendo canais de diálogo a determinados níveis. A CEDEAO deveria ter permanecido fiel à sua missão fundadora de integração regional, que em retrospectiva não passava de um estratagema.

O bloco acabou de perder uma grande proporção da sua área total e, consequentemente, limitou-se a uma coligação costeira de estados de menor dimensão liderados pela Nigéria, todos indirectamente sob influência anglo-americana. Este resultado poderia ter sido evitado, em princípio, se apenas a Nigéria decidisse reformar a função de facto da CEDEAO, deixando de ser o gendarme regional dos seus patronos conjuntos para prosseguir verdadeiramente a integração multipolar. Contudo, a sua liderança político-militar é tão corrupta que permaneceu cega à crise mesmo diante dos seus olhos.

Dito isto, é para melhor que a ilusão da liderança regional da Nigéria tenha sido finalmente dissipada de uma forma tão dramática, e esperamos que isso desperte a referida liderança para a realidade do que acabou de acontecer. Agora é a altura de libertarem o seu país da tutela estrangeira e compensarem o tempo perdido através da implementação de reformas abrangentes, de modo a terem a oportunidade de um dia se tornarem uma Grande Potência. Para ser honesto, não há quaisquer indicações de que o farão, mas África beneficiaria se isso algum dia acontecesse.

*Analista político americano especializado na transição sistémica global para a multipolaridade

* André Korybko é regular colaborador em Página Global há alguns anos e também regular interveniente em outras e diversas publicações. Encontram-no também nas redes sociais. É ainda autor profícuo de vários livros.

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