terça-feira, 16 de janeiro de 2024

BLOG DE GAZA: Israel bombardeia Qizan Al-Najjar | Mais soldados mortos

Conflitos nas fronteiras do Egito e do Líbano | Retiros Militares Israelenses – DIA 102

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

A rádio militar israelense citou o Ministro do Conselho de Guerra, Gideon Saar, dizendo que os militares israelenses ainda estão longe de serem capazes de derrotar o Hamas.

Seus comentários seguiram declarações de Gadi Eisenkot, outro ministro, que disse que Israel deveria optar por um grande acordo para trazer os soldados israelenses para casa.

Os comentários foram feitos após 102 dias de uma guerra genocida em Gaza, que testemunhou assassinatos em massa, mas também uma resistência palestiniana sem precedentes.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 24.100 palestinos foram mortos e 60.834 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro. Estimativas palestinas e internacionais dizem que a maioria dos mortos e feridos são mulheres e crianças.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

Terça-feira, 16 de janeiro, 12h30 (GMT+2)

BORRELL: A opção militar em Gaza não será suficiente se não conduzir a um projecto político.

AL-JAZEERA: Vários palestinos foram mortos e feridos num bombardeio israelense que teve como alvo um grupo de palestinos em Khirbet Al-Adas, em Rafah, ao sul da Faixa de Gaza.

BRIGADAS AL-QASSAM: Nossos combatentes atacaram um porta-tropas israelense com um dispositivo estroboscópico e um projétil Yassin 105 ao norte do bairro Sheikh Radwan, na cidade de Gaza.

FONTE DE SEGURANÇA LIBANESA: nenhuma infiltração israelense foi detectada nas proximidades da cidade de Aita al-Shaab, no sul do Líbano. Uma fonte das forças das Nações Unidas que operam no sul do Líbano (UNIFIL) também confirmou que a UNIFIL não recebeu qualquer relatório de infiltração israelita através da fronteira com o Líbano.

HEZBOLLAH: Alvejamos com mísseis uma reunião de soldados da ocupação israelense a leste do assentamento de Efen Menachem.

IRAQI FM: O Ministério das Relações Exteriores do Iraque disse que convocou seu embaixador em Teerã para consultas após o bombardeio iraniano de Erbil, no Curdistão iraquiano, na segunda-feira.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: 350.000 pessoas sofrem de doenças crónicas sem medicação, e o Ministério apelou às instituições internacionais para fornecerem medicamentos com urgência.

JORDANIAN FM: Apoiamos o processo da África do Sul e todos devem respeitar o direito internacional.

GIDEON SAAR: Deve ser tomada uma decisão imediata para aumentar a pressão militar sobre o Hamas. Reduzir as operações militares em Gaza e reduzir as forças sob o status quo é errado.

MÍDIA PALESTINA: eclodiram confrontos entre as Brigadas Al-Qassam e o exércitoegip israelense a noroeste da Cidade de Gaza.

AL-JAZEERA: o exército de ocupação israelita iniciou uma nova incursão em mais de um eixo em Gaza e no seu norte desde as primeiras horas da manhã.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: 24.285 palestinos foram mortos e 61.154 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

Terça-feira, 16 de janeiro, 11h (GMT+2)

AL-JAZEERA: Canhoneiras israelenses dispararam vários mísseis na costa marítima da cidade de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza.

Terça-feira, 16 de janeiro, 10h (GMT+2)

AL-JAZEERA: Um edifício na cidade de Netivot foi atingido diretamente como resultado do último ataque com mísseis vindo da Faixa de Gaza.

MÍDIA PALESTINA: Bombardeios de artilharia pesada atingiram os locais de onde os foguetes foram disparados.

AL-JAZEERA: um grande lote de mísseis foi disparado da Faixa de Gaza em direção a Netivot, no oeste de Naqab.

EXÉRCITO ISRAELITA: Nossas forças especiais se infiltraram no sul do Líbano e removeram minas na vila de Aita al-Shaab.

AL-JAZEERA: Três palestinos foram mortos e outros ficaram feridos num bombardeio israelense que teve como alvo a Escola Al Daraj, que abriga pessoas deslocadas a leste da Cidade de Gaza e é afiliada à UNRWA.

Terça-feira, 16 de janeiro, 09h00 (GMT+2)

GIDEON SAAR: É muito importante continuar com o governo de emergência. A Rádio do Exército Israelense citou Sa'ar dizendo que eles estão muito longe de acabar com o Hamas.

AL-JAZEERA: Um míssil foi disparado do sul do Líbano em direção a um local israelense no assentamento de Metulla, na Alta Galiléia.

MÍDIA PALESTINA: Os bombardeios de artilharia israelense continuaram em Qaizan al-Najjar e al-Batn al-Samin em Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

Terça-feira, 16 de janeiro, 08h00 (GMT+2)

AL-JAZEERA: Sirenes soaram em 8 cidades da Alta Galiléia, sob suspeita de infiltração de um drone vindo do Líbano.

Terça-feira, 16 de janeiro, 07h00 (GMT+2)

PORTA-Voz MILITAR EGÍPCIO: O porta-voz militar egípcio anunciou o frustramento de uma tentativa de contrabando ao sul da passagem de Al-Awja, na fronteira com Israel, observando que um contrabandista foi morto e seis outros foram presos durante uma troca de tiros.

EXÉRCITO ISRAELITA: Um grande oficial israelense foi morto e outros dois ficaram gravemente feridos em batalhas que ocorreram à noite no sul da Faixa de Gaza.

Terça-feira, 16 de janeiro, 06h00 (GMT+2)

MÍDIA PALESTINA: Aviões de guerra israelenses lançaram ataques na madrugada da manhã de terça-feira em Jabaliya, ao norte da Faixa de Gaza.

Terça-feira, 16 de janeiro, 03h00 (GMT+2)

AUTORIDADE MARÍTIMA BRITÂNICA: A autoridade disse na terça-feira que recebeu um relatório de um acidente a cerca de 57 milhas náuticas a noroeste da cidade eritreia de Assab, no sul do Mar Vermelho.

As forças israelenses abriram fogo contra homens armados na área fronteiriça com o Egito, perto de Nitzana.

O porta-voz acrescentou que foram detectados feridos durante o confronto, salientando que cerca de 20 suspeitos – incluindo homens armados – chegaram do Egipto à zona fronteiriça.

Por sua vez, o Canal 7 israelense relatou uma troca de tiros incomum na fronteira com o Egito.

Palestine Chronicle

Sem comentários:

Mais lidas da semana