sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Confirmado: IL-76 com prisioneiros ucranianos foi abatido pelo Patriot dos EUA

Comité de Investigação Russo confirmou 

South Front | # Traduzido em português do Brasil – ver vídeo

O Comitê de Investigação Russo confirmou que a aeronave militar de carga IL-76 com dezenas de prisioneiros de guerra ucranianos a bordo foi abatida pelo sistema MIM-104A Patriot SAM dos EUA. Como resultado, 74 pessoas foram mortas, incluindo 65 prisioneiros de guerra ucranianos que estavam sendo transportados para troca.

Especialistas encontraram e identificaram 116 fragmentos de um míssil antiaéreo com inscrições em inglês no local do acidente. Foi estabelecido que eles pertencem ao sistema de defesa antimísseis MIM-104A do complexo Patriot, transferido dos EUA para a Ucrânia. Além disso, os especialistas encontraram vestígios de hexogênio com uma mistura de até 10% de octogênio nos destroços, o que é típico de explosivos usados ​​em mísseis ocidentais.

As caixas pretas da aeronave também confirmaram que ela foi destruída em decorrência de um impacto externo, mas não de mau funcionamento.

Assim, foi confirmado que o IL-76 foi abatido pelo sistema antiaéreo Patriot, de fabricação norte-americana.

Os mísseis foram lançados da área da vila de Liptsy, na região de Kharkiv.

Resta apenas uma questão: o ataque lançado pelos militares ucranianos ou pelos “instrutores militares” estrangeiros destacados na Ucrânia, que operam sistemas de defesa aérea estrangeiros e outros equipamentos, e que poderiam lançar o ataque a partir de alguma ordem direta do exterior. 

Kiev ainda não admite a sua culpa. Numa tentativa de distrair o público, Kiev está a lançar campanhas nos meios de comunicação. Por exemplo, Zelensky está inflando o escândalo sobre a renúncia do comandante-em-chefe Zaluzhny.

Ler/Ver em South Front:

Antecedentes (geo)políticos do abate do IL-76MD

EXCLUSIVO: Últimos vídeos de prisioneiros de guerra ucranianos mortos a bordo do IL-76 russo

Ucrânia reconheceu seus cidadãos no IL-76 abatido pelo sistema de defesa aérea da OTAN

Sem comentários:

Mais lidas da semana