quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Revistas, espancamentos severos, ataques de cães – detidos libertados de Gaza

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

O Euro-Med Human Rights Monitor, com sede em Genebra, publicou na terça-feira um relatório detalhando testemunhos de um grupo de detidos libertados de Gaza.

À medida que novos testemunhos de detidos palestinianos recentemente libertados da Faixa de Gaza, incluindo mulheres e crianças, revelam detalhes da tortura cometida pelas autoridades israelitas, o movimento de resistência Hamas apelou aos grupos internacionais de direitos humanos para investigarem estes crimes.

O Euro-Med Human Rights Monitor, com sede em Genebra, publicou na terça-feira um relatório detalhando testemunhos de um grupo de detidos libertados que passaram vários períodos de tempo em prisões e centros de detenção israelenses. 

“Esses indivíduos confirmaram que foram submetidos a espancamentos severos, ataques de cães, revistas e negação de acesso a alimentos e banheiros, entre outras práticas cruéis que equivalem a tortura”, afirma o relatório. 

Os testemunhos mais preocupantes recebidos pelo Euro-Med Monitor dizem respeito a mulheres detidas que foram directamente assediadas sexualmente .

As detidas, que preferiram permanecer não identificadas por questões de segurança, disseram que “os soldados israelitas as assediaram, tocando-lhes os órgãos genitais e obrigando-as a retirar os lenços da cabeça”.

O grupo de direitos humanos confirmou que os soldados forçaram as mulheres detidas e as suas famílias a fornecerem informações sobre outras pessoas, ameaçando agredi-las indecentemente e até estuprá-las. 

Um homem de 70 anos que pediu anonimato também falou com a equipe do Euro Med Monitor. Identificado apenas como MN, o homem disse que os soldados israelenses o levaram de sua casa, no bairro de Al-Amal, em Khan Yunis.

“Eu disse a eles que estava doente e não conseguia me mover, mas eles não se importaram. Eles me forçaram a tirar a roupa. Eles me levaram para uma casa demolida; Tive a impressão de que fui usado como escudo humano.”

MN explicou que os soldados israelitas fizeram mais detenções posteriormente e “levaram-nos para um centro de detenção que nada mais era do que uma jaula de ferro para torturas severas”. Ele passou 10 dias confinado na prisão. 

“Fomos submetidos a insultos e espancamentos diários”, acrescentou MN. “Ficamos quatro dias sem beber (nada). Eles jogaram água no chão à nossa frente como forma de tortura. Fomos obrigados a sentar de joelhos, recebemos pouca comida e só nos foi permitido usar o banheiro uma vez.”

'Eles me penduraram pelas pernas'

Outro homem, conhecido apenas como KHN, disse: “Eles nos pediram para evacuar, então parti com minha família para oeste de Khan Yunis”.

Ele disse que os soldados israelenses o prenderam no posto de controle “e me forçaram a tirar a roupa. Fui severamente espancado. Cobertores encharcados de água foram estendidos sobre nós. Não bebemos água e estávamos com frio anormal.”

KHN afirmou que o exército israelita “mais tarde transferiu-nos para outro local, onde fomos submetidos a outra forma de tortura. Cada novo lugar tinha um método único de tortura”. O frio intenso impediu-o de adormecer, disse ele ao Euro-Med Monitor.

Um terceiro homem, identificado como MW, disse à organização de direitos humanos que foi preso em Beit Lahia, “e forçou-me a despir-me completamente”.

“Eles me detiveram em uma área aberta e me espancaram severamente; Senti suas mãos vasculharem meu corpo. Depois de me espancarem severamente com tapetes e coronhas de rifle, eles me penduraram pelas pernas. Fui exposto a espancamentos severos durante 4 a 6 horas (por dia).”

Ele acrescentou: “Eles ameaçaram estuprar minha família e pediram informações que eu não conhecia. Obrigaram-nos a insultar certas facções e personalidades, a apoiar Israel e a dizer que o cão que nos atacava era “a coroa na nossa cabeça”.

Mulher detida forçada a se despir

Uma mulher, identificada como G, disse que foi presa no posto de controle da rua Salah al-Din.

“Eles me pediram para ir até uma berma de areia, onde me vendaram os olhos, me revistaram com as mãos e me perguntaram sobre o Hamas e os túneis.”

A mulher continuou: “Depois transferiram-me para uma área aberta e depois [transferiram-me] para um centro de detenção, onde fui forçada a tirar a roupa”.

“Eles me forneceram nada além de (roupas de casa) e nenhuma roupa íntima.” Ela foi interrogada várias vezes enquanto estava sob custódia, disse ela à organização de direitos humanos.

“Todas as vezes eu era despido, com as mulheres soldados colocando as mãos em mim, enquanto os soldados homens ocasionalmente faziam comentários rudes, insultos duros que não posso (repetir) e ameaças de estupro.”


Apelo do Hamas aos grupos de direitos humanos

Em resposta às recentes revelações de detidos libertados, o Hamas disse: “Apelamos aos direitos humanos e às instituições internacionais para que dêem seguimento aos testemunhos horríveis dados por palestinos detidos de Gaza que foram recentemente libertados da tortura física e psicológica e das violações que sofreram em nas prisões da ocupação, que oculta deliberadamente os seus locais de detenção, o seu número e as condições da sua detenção”.

Estes testemunhos, acrescentou o movimento, “são novas provas de que eles (as forças israelitas) cometeram crimes de guerra e crimes contra a humanidade, o que requer processo legal perante tribunais internacionais”.

O Euro-Med Monitor apelou a Israel “para revelar prontamente os nomes, o paradeiro e o destino de todos os detidos desaparecidos à força e para parar imediatamente a sua política de tortura e maus-tratos aos detidos palestinianos”. 

Sublinhou que “os ataques impiedosos de Israel aos detidos palestinianos, que violam a sua dignidade e lhes causam propositadamente grande dor e sofrimento, são equivalentes a crimes contra a humanidade e/ou tortura, que se enquadram no âmbito dos crimes de guerra e dos crimes contra a humanidade, tal como definidos pela o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional.”

De acordo com o Estatuto de Roma, o desaparecimento forçado é considerado um crime contra a humanidade, afirmou a Euro-Med.

O grupo também apelou ao Comité Internacional da Cruz Vermelha “para assumir as suas responsabilidades e verificar as condições de detenção dos palestinos detidos nas prisões israelitas”.

Imagens: Centenas de palestinos foram detidos em Gaza desde o início da invasão terrestre de Israel. (Foto: via mídia social)

Ler/Ver em Palestine Chronicle:

Indignação após divulgação de imagem viral de palestino despojado e ferido

Divulgar detalhes sobre o destino dos detidos desaparecidos à força – órgão de direitos humanos insta Israel

'Nossas Condições' – Texto completo da resposta do Hamas à proposta de cessar-fogo

Sem comentários:

Mais lidas da semana