segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Scott Ritter e o 'Caminho da Redenção' Russo -- Parte II : A Ressurreição da Crimeia

Scott Ritter* | Global Research | em Scott Ritter Extra 24 de fevereiro de 2024 | # Traduzido em português do Brasil

A negligência deliberada, seguida de um bloqueio e agora da guerra, não conseguiu quebrar a determinação dos habitantes da península.

À medida que a operação militar russa contra a Ucrânia se aproxima do seu terceiro ano, o foco no conflito em curso permitiu que outro aniversário passasse relativamente despercebido – já passaram cerca de dez anos desde os acontecimentos violentos na Praça Maidan, em Kiev, que puseram em movimento as circunstâncias que precipitaram a actual conflito.

Ao longo de cinco dias, de 18 a 23 de fevereiro de 2014, provocadores neonazistas do Partido Svoboda (União Ucraniana 'Liberdade') e do Setor Direita, uma coalizão de nacionalistas ucranianos de extrema direita que seguem os ensinamentos políticos de Stepan Bandera e a Organização dos Nacionalistas Ucranianos, envolvidos em violência direcionada contra o governo do Presidente Viktor Yanukovich. Foi concebido para removê-lo do poder e substituí-lo por um novo governo apoiado pelos EUA. Eles tiveram sucesso; Yanukovich fugiu para a Rússia em 23 de fevereiro de 2014.

Pouco depois, a população da Crimeia, predominantemente de língua russa, empreendeu ações para se separar do novo governo nacionalista ucraniano em Kiev. Em 16 de março de 2014, a República Autônoma da Crimeia e a cidade de Sebastopol, ambas na época legalmente consideradas parte da Ucrânia, realizaram um referendo sobre a adesão à Rússia ou a permanência na Ucrânia. Mais de 97% dos votos expressos foram a favor da adesão à Rússia. Cinco dias depois, em 21 de março, a Crimeia tornou-se formalmente parte da Federação Russa.

Pouco depois, a Ucrânia construiu uma barragem de betão no Canal da Crimeia do Norte, uma conduta da era soviética que transportava água do rio Dnieper e que fornecia cerca de 85% do abastecimento de água da península. Ao fazê-lo, a Ucrânia destruiu efectivamente a indústria agrícola da Crimeia. Depois, em Novembro de 2015, nacionalistas ucranianos explodiram postes que transportavam linhas eléctricas da Ucrânia para a Crimeia, mergulhando a península num apagão que levou a uma declaração de emergência por parte do governo regional.

O ataque ucraniano à água e à electricidade da Crimeia foi apenas uma extensão da falta de consideração demonstrada pela população da Crimeia durante as mais de duas décadas em que Kiev governou a península. A economia local estava estagnada e os habitantes locais pró-Rússia foram submetidos a uma política de ucranização total. Em geral, o Produto Regional Bruto (PRB) da Crimeia ficou bem abaixo da média da Ucrânia (menos 43,6% em 2000 e menos 29,5% em 2013). Em suma, o governo de Kiev não fez nenhuma tentativa significativa de desenvolver a Crimeia cultural ou infra-estruturalmente. A Península da Crimeia encontrava-se num estado de decadência perpetrado pelos governos ucranianos.

O represamento do Canal da Crimeia do Norte e a destruição das linhas de transmissão eléctrica foram simplesmente a expressão radical da indiferença demonstrada por Kiev.

Nos anos que se seguiram ao regresso da península ao controlo russo, houve uma melhoria gradual na economia da Crimeia. O governo russo empreendeu um programa de 680 milhões de dólares para reforçar o abastecimento de água, que envolveu a reparação de infra-estruturas há muito negligenciadas, a perfuração de poços, o aumento da capacidade de armazenamento e a construção de centrais de dessalinização. Embora este esforço não tenha sido suficiente para salvar grande parte da agricultura da Crimeia, atendeu às necessidades básicas da população. O governo russo também construiu a “Ponte Energética” da Crimeia, estabelecendo vários cabos submarinos de energia através do Estreito de Kerch que efetivamente compensou a perda de energia provocada pela destruição das linhas elétricas ucranianas.

Mas o maior símbolo do compromisso da Rússia para com o povo da Crimeia foi a construção de uma ponte rodoviária e ferroviária de 19 quilómetros e 3,7 mil milhões de dólares, que liga a região de Krasnodar, no sul da Rússia, à Península da Crimeia. A ponte é a mais longa da Europa. A construção começou em 2016 e foi aberta ao tráfego de automóveis em pouco mais de dois anos. Tornou-se um símbolo de orgulho para o povo russo e para a sua liderança; O presidente Vladimir Putin atravessou pessoalmente a ponte durante sua cerimônia formal de abertura em 2018. A linha ferroviária foi aberta ao tráfego de passageiros em 2019 e ao tráfego de carga em 2020. A construção da Ponte da Crimeia coincidiu com a construção da Rodovia Tavrida, uma rodovia 250 Uma estrada de quatro pistas com 2,5 mil milhões de quilómetros e 2,5 mil milhões de dólares que liga a Ponte da Crimeia às cidades de Sebastopol e Simferopol. A construção da estrada começou em 2017 e ainda está em andamento.

Reflexões sobre a Rússia e a Crimeia: “Ajudar a alcançar a paz”

De 2014 a 2022, a Crimeia viu a sua população crescer em mais de 200.000 habitantes (de  2,28 milhões  para quase  2,5 milhões ), à medida que chegavam famílias forçadas a fugir da opressão ucraniana e outros russos eram atraídos pelas oportunidades de negócios que surgiram com a recuperação económica da Crimeia. Com o aumento populacional vieram novos investimentos do governo russo em escolas, estradas, hospitais e centrais eléctricas. O turismo floresceu à medida que os russos migraram para as praias da costa da Crimeia. Um moderno aeroporto foi construído em Simferopol para ajudar a gerir o fluxo de visitantes.

A vida na Crimeia estava melhorando.

E então veio a guerra.

A viagem pela Ponte da Crimeia é uma experiência inspiradora. Vindo da região de Krasnodar, no sul da Rússia, à noite, ficamos impressionados com as luzes que margeiam a rodovia que leva à ponte, uma linha de iluminação aparentemente interminável. No entanto, desde os dois ataques à ponte por parte do governo ucraniano (o primeiro em 8 de outubro de 2022, envolvendo um caminhão-bomba, o segundo em 17 de julho de 2023, envolvendo drones marítimos não tripulados), o trânsito agora envolve um elemento de risco manifestado nos procedimentos de segurança reforçados implementados – barcaças e redes bloqueando as abordagens de água e extensas inspeções físicas dos veículos que entram na ponte.

Eu estava ciente dos ataques contra a Ponte da Crimeia quando a atravessei na noite de 14 de janeiro, tomando nota do momento em que cruzamos os locais dos dois ataques, que haviam derrubado um trecho da rodovia a cada vez, e examinando os céus em busca de qualquer evidência de um ataque dos mísseis Storm Shadow de fabricação britânica em Kiev. Devo admitir que respirei um ligeiro suspiro de alívio quando atravessámos o solo da Crimeia, conscientes, pela primeira vez, da realidade quotidiana dos crimeanos que olham para isso como a sua tábua de salvação.

Saindo da ponte, entra-se na Rodovia Tavrida onde, depois de um pouco de viagem, a cidade de Feodosia aparece no horizonte. Tem uma história rica que abrange mais de dois milénios, durante os quais foi uma antiga colónia grega, um porto comercial genovês, uma fortaleza otomana e parte do Império Russo. Agora, Feodosia é um dos principais destinos dos turistas russos e a sua costa está repleta de hotéis e restaurantes. Tal como grande parte da Crimeia, Feodosia carrega as cicatrizes dos anos de negligência por parte das autoridades ucranianas – edifícios em ruínas, estruturas abandonadas pintadas com graffiti e estradas a necessitar de reparação. Mesmo assim, é uma cidade vibrante e as pessoas continuam com suas vidas diárias.

A guerra não escapou de Feodosia. Em 26 de dezembro de 2023, a força aérea ucraniana lançou vários mísseis de cruzeiro Storm Shadow em Feodosia, alguns dos quais penetraram nas defesas aéreas russas, atingindo o Novocherkassk, um grande navio de desembarque, e iluminando o céu noturno numa dramática bola de fogo. E qualquer pessoa que dirija dentro e ao redor de Feodosia não pode deixar de notar a presença de defesas russas.

Esta realidade toca a vida de todos os que ali vivem. Dirigindo para nordeste saindo de Feodosia ao longo da costa do Mar Negro, chega-se à pequena vila de Batalnoye. Este foi o local de nascimento do meu anfitrião, Aleksandr Zyryanov, diretor-geral da Corporação de Desenvolvimento da Região de Novosibirsk. A família de Aleksandr deixou Batalnoye em 2007, na sequência de uma nova onda de opressão nacionalista ucraniana provocada pela chamada Revolução Laranja de 2004-2005, que viu Viktor Yushchenko empossado como presidente da Ucrânia. Quando Aleksandr regressou a Batalnoye em 2014, depois da Crimeia ter regressado à Rússia, ele não sabia o que iria encontrar – a casa da sua família tinha sido abandonada. Em vez de ruínas, porém, ele encontrou um prédio pintado de branco imaculado, com seu conteúdo preservado intacto. Os vizinhos de Alexandre, uma família tártara da Crimeia cuja matriarca, Fátima, ajudara a criá-lo quando criança, faziam questão de pintar a casa todos os anos, na expectativa do regresso dos seus legítimos proprietários.

O vínculo amoroso entre a família de Aleksandr e Fátima era evidente para qualquer pessoa que testemunhasse, como eu, o seu reencontro. Fátima, o marido e os dois filhos foram anfitriões gentis, servindo uma mesa típica da hospitalidade tártara. A vida não era fácil para Fátima e a sua família – eles viviam da terra e a guerra suprimiu a procura do leite que Fátima produzia das suas vacas e dos vegetais que ela cultivava na sua horta. Seus filhos conseguiram encontrar trabalho ajudando a construir a Rodovia Tavrida, mas a construção avançou para mais perto de Simferopol, tornando o deslocamento diário proibitivo.

Eles sentiram a casa tremer quando mísseis ucranianos atingiram Novocherkassk, e suas noites foram frequentemente interrompidas pelos sons de drones ucranianos sobrevoando e pelo lançamento de mísseis de defesa aérea russos em resposta. É uma vida difícil, ainda mais devido ao abandono demonstrado pela aldeia durante o período do domínio ucraniano.

Desde que os russos assumiram o poder, as melhorias têm sido graduais – uma nova escola e algumas obras nas estradas. Mas quando visitei Fátima, em Maio do ano passado, não tinham gás, nem esgotos, e a água vinha da iniciativa dos aldeões, que cavaram o seu próprio poço, apesar de existir uma linha de água nos limites da aldeia. Agora, em Janeiro de 2024, Batalnoye tinha sido ligada à linha de água e estava a ser instalada a infra-estrutura para levar gás às casas da aldeia.

Mas ainda não há linhas de esgoto.

Existem centenas de Batalnoyes em toda a Crimeia, pequenas aldeias e cidades que não têm a prioridade das grandes cidades quando se trata de reparação e desenvolvimento de infra-estruturas. Mas não foram esquecidos – o trabalho em Batalnoye é prova disso. Acontece que o progresso leva tempo, especialmente quando se tenta desfazer anos de negligência ucraniana e as consequências contínuas do actual conflito. Este foi um dos muitos pontos que me foram apresentados pelo chefe da República da Crimeia, Sergey Aksyonov, durante a nossa reunião de 15 de janeiro de 2024.

Sergey Aksyonov, que foi uma pedra no sapato das autoridades ucranianas durante os 22 anos de domínio da Ucrânia sobre a Península da Crimeia, é um homem com uma missão. Dizer que a Crimeia é a sua paixão seria um eufemismo – a Crimeia é a sua vida. Mesmo antes de ser escolhido por Putin para servir como chefe da República da Crimeia, Aksyonov trabalhou arduamente para proteger o carácter russo da Crimeia, trabalhando para evitar que os nacionalistas ucranianos apagassem a história, a cultura, a língua e a religião.

Hoje, com a Crimeia devolvida à Rússia, Aksyonov voltou a sua atenção para a tarefa de melhorar a vida dos cidadãos da Crimeia – russos, tártaros e ucranianos. Desfazer duas décadas de negligência é uma tarefa difícil. Fazer isso sob um verdadeiro cerco económico imposto pela Ucrânia e pelo Ocidente no rescaldo de 2014 é quase impossível. Mas Aksyonov está empenhado em fazer o impossível, uma tarefa que se torna um pouco mais suportável dada a elevada prioridade que o governo russo atribuiu à restauração da Crimeia ao seu legítimo estatuto de jóia do Mar Negro. Aksyonov estava orgulhoso – com razão – de tudo o que havia realizado. Antes de terminarmos a nossa reunião, ele convidou um grupo de americanos para virem à Crimeia, com todas as despesas pagas, para verem por si próprios o milagre que ele e o governo russo tinham criado.

A Rússia está em guerra com a Ucrânia e o Ocidente Colectivo, e a Crimeia encontra-se na linha da frente deste conflito. Enquanto Aleksandr e eu saíamos da Crimeia, em direção ao norte, em direção a Kherson e aos Novos Territórios (um nome coletivo usado na Rússia para denotar as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e as regiões de Kherson e Zaporozhye depois que elas se tornaram oficialmente parte da Rússia), fiquei impressionado pela realidade deste conflito, manifestada na forma de veículos militares russos que lotaram a auto-estrada em ambos os sentidos. A rodovia em si estava uma bagunça. Em 2022, foi recém pavimentado. Mas nos dois anos que se passaram desde que a Rússia iniciou a operação militar, o intenso tráfego militar cobrou o seu preço, a estrada cedeu sob o peso dos camiões, tanques, peças de artilharia e veículos blindados de combate que ocupavam a sua superfície asfáltica.

Atravessámos o Canal do Norte da Crimeia, cujo canal se encheu de água na sequência da explosão pelos militares russos da barragem que a Ucrânia construiu com o propósito expresso de sufocar o povo da Crimeia e a sua economia. Agora, o líquido que sustenta a vida flui livremente. A Crimeia está voltando à vida. Paramos na fronteira entre a Crimeia e Kherson para garantir que o nosso equipamento de proteção individual (coletes antiaéreos e capacetes) cabia corretamente e estava prontamente disponível. Estávamos prestes a entrar numa zona de guerra ativa e tínhamos que estar preparados para todas as eventualidades.

Mas mesmo enquanto Aleksandr ajustava as alças do meu colete à prova de balas, minha mente continuava voltando para a Crimeia e para a oferta que Sergey Aksyonov havia feito. Pensei em Fátima, na sua família e nos cidadãos de Batalnoye. Pensei nos homens e mulheres que conheci nas ruas de Feodosia, Sebastopol e Simferopol, tanto em Maio passado como em Janeiro deste ano. Pensei no orgulho nos olhos de Sergey, um orgulho compartilhado por todos que conheci.

A Crimeia é a casa deles. A Crimeia é russa. A Crimeia é tártara. A Crimeia  é.

E era importante para todas estas pessoas garantir que o resto do mundo conhecesse e compreendesse este facto, esta realidade.

O “Caminho da Redenção” russo através da Crimeia pode ter alguns buracos, mas mesmo assim existe. O povo da Crimeia foi redimido do pecado de mais de duas décadas de desgoverno ucraniano, e dos outros pecados por parte do Ocidente Colectivo e dos nacionalistas ucranianos na tentativa de suprimir violentamente o desejo da maioria do povo da Crimeia de viver como parte da Federação Russa.

Não sei se poderei tirar partido da gentil oferta de Sergey Aksyonov – a realidade das sanções ocidentais tem um efeito inibidor sobre iniciativas deste tipo. Mas nunca me esquivarei do meu estatuto de testemunha ocular da realidade da Crimeia hoje, de dizer a verdade sobre o que experimentei durante as minhas visitas a esta terra notável. Fátima e todas as pessoas que conheci na Crimeia não merecem menos.

*Desde os meses que antecederam a invasão do Iraque até hoje, Scott Ritter, um antigo marine e líder dos inspectores de armamento das Nações Unidas, passou muitas horas em numerosos fóruns antiguerra no seu país e em todo o mundo. - Bertrand

A fonte original deste artigo é Scott Ritter Extra

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