sexta-feira, 1 de março de 2024

Portugal | Indeciso, talvez. Irresponsável, nunca!

Marco Grieco, diretor de arte | Expresso (curto)

Bom dia, caro leitor/utilizador/amigo/espectador.

O sublime encontro entre o seu muito importante e valioso voto e as urnas das Legislativas tem data marcada para daqui a alguns escassos dias. Domingo, 10 de março, para ser mais preciso.

Se não tem tido tempo para acompanhar tudo de bom e de mau que se tem passado em mais esta campanha repleta de acusações, análises e boatos – bem como árida de propostas relevantes para o futuro –, o Expresso desta semana pode ser um bom resumo do que se viu e ouviu pelas ruas do país.

Mesmo que ainda não saiba para que lado vai pender a sua escolha, não deixe de cumprir o seu direito cívico de ir votar. Um direito que, nos dias que correm, torna-se um dever: o de escolher um horizonte – ou, ao menos, uma perspetiva – melhor para si e para todos os que habitam neste nosso Portugal.

Não deixe de exercer o seu poder: vote!

Última sondagem

Número de indecisos sobe aos 18%, muito acima do das legislativas de 2022. Entre os que já declararam intenção de voto, 22% ainda admitem mudar. Na última sondagem antes das Legislativas, a AD sobe quatro pontos e fica ligeiramente acima do PS. Entre os eleitores ainda em dúvida, são os do Bloco de Esquerda e os da Iniciativa Liberal que estão menos decididos.

. PS em busca do voto de pensionistas e mulheres

Passos Coelho e as estratégias paralelas da AD para DIA 10

. Voto de protesto pode dar vitória ao Chega no Algarve

Insegurança caiu na última década, mas subiu em 2023

. Tavares tenta mostrar que é útil e fala em três blocos

. Desporto é o patinho feio do programa dos partidos

E ainda…

. 300 mil pessoas já cederam foto da íris em troca de dinheiro

. Extremistas esvaziam aldeias em Moçambique

. Gestor de Isabel dos Santos quer ser julgado em Portugal

Energia solar congelada

energia solar tem sido a fonte renovável com maior crescimento em Portugal, atraindo investimentos de centenas de milhões de euros. Mas essa expansão tem estado aquém do ritmo necessário para alcançar as metas traçadas pelo Governo para 2030. E um dos principais desafios está na escassez de mão de obra, um dos argumentos invocados inclusive num despacho da semana passada para prorrogar os prazos de construção dos projetos solares.

Turismo em stand-by

O aumento de custos está a preocupar os empresários de hotelaria. Se 2023 foi o melhor ano de sempre, o sector do turismo encara 2024 com maior preocupação, sem certezas de que haja novo recorde.

Proteger a história

O congelamento das rendas antigas tem sido a ‘tábua de salvação’ para muitas lojas históricas que permanecem abertas nos centros das cidades. Regime termina a 31 de dezembro de 2027, e os comerciantes dizem que é preciso começar já a pensar no dia seguinte.

E ainda…

. Inês Lima, da McDonald’s: “Os robôs não são rápidos nem ágeis”

Avaliação das casas cai em Lisboa, Oeiras e Cascais

. Pagamos impostos a mais ou eles estão mal distribuídos?

Pão & Circo

Cristiano Ronaldo faturou 275 milhões de dólares brutos em 2023 e foi o desportista mais bem pago no ano passado, simbolizando bem a nova tendência de investimentos milionários dos países do Golfo Pérsico no desporto. Mas, há quase 20 séculos, já havia um atleta nascido em terras lusitanas a faturar alto com o sucesso: Gaio Apuleio Diocles, o “Lamecus”, foi o campeão dos campeões na quadriga. Ao todo, na sua carreira, arrecadou 35.863.120 sestércios — o que chegava para abastecer Roma de cereais durante um ano…

O melhor chef do planeta

O cozinheiro espanhol Dabiz Muñoz ganha reconhecimento, junta filas à porta dos seus projetos criativos e prepara-se para dominar o mundo. É um rebelde que coleciona os mais importantes galardões da gastronomia atual, mas diz que já aprendeu a relativizar a fama: “Os prémios são maravilhosos, mas mais importante é ter o restaurante cheio.”

A força do Irão

A guerra de Israel em Gaza trouxe à superfície o papel do Irão. Durante anos, o regime expandiu a sua influência, financiando diferentes milícias e grupos armados no Líbano, no Iémen, no Iraque e na Síria. Mas, à medida que as ações militares destes grupos se multiplicam, a possibilidade de uma colisão direta com Washington também aumenta.

E ainda…

. O reino imaginário de Preste João

. Ideias. Os eleitores do futuro (e o futuro dos eleitores), por Sebastião Bugalho

. “Baviera Tropical”. Os anos do monstro nazi Josef Mengele no Brasil

A todos um ótimo fim de semana.

Vemo-nos pelo Expresso.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana