SIC NOTÍCIAS, com Lusa
O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, considerou hoje que os Estados Unidos abusam da sua "posição monopolista com o dólar" e que o compromisso para a dívida atingido em Washington apenas adia as reformas inevitáveis do sistema.
"Graças a Deus, (a desvalorização do dólar) não aconteceu, eles tiveram bom senso e responsabilidade. Mas, em termos gerais, não há grandes novidades, trata-se de um simples adiamento da tomada de decisões mais profundas", declarou Putin no Fórum "Seliguer-2011", que reúne juventude ligada ao Partido Rússia Unida.
Além disso, o primeiro-ministro russo assinalou que a dimensão colossal do défice do orçamento norte-americano mostra que "o país vive de dívidas".
"Isso significa que o país vive acima dos seus meios", precisou, acrescentando que os Estados Unidos "em certo sentido, parasitam a economia mundial".
Putin defendeu o aparecimento de novas divisas de reserva internacional, incluindo o rublo.
"E claro que o rublo irá conquistar o seu lugar digno", precisou, sublinhando, porém, que as possibilidades de uma moeda são determinadas pela qualidade da economia do país, e não pelas "notas".
*Título alterado por PG
Sem comentários:
Enviar um comentário