ANGOLA PRESS
Díli - O primeiro laboratório de saúde animal de Timor-Leste, para diagnóstico de doenças zoonóticas e certificação de produtos de origem vegetal e animal, foi hoje inaugurado pelo Ministério da Agricultura e Pescas.
O Laboratório de Diagnóstico de Saúde Animal, instalado em Caicoli, Díli, resulta da cooperação entre o Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e a Agência Australiana para o Desenvolvimento Internacional (aus-AID).
Além de servir para diagnosticar doenças nos animais transmissíveis ao ser humano, será a entidade emissora dos certificados sanitários e fitossanitários de produtos agrícolas e animais, necessários à importação e exportação.
Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado da Pecuária timorense, Valentino Varela, salientou que o novo laboratório pode contribuir para "melhorar a capacidade dos técnicos e médicos de veterinária".
"Será também um centro de pesquisa ao serviço dos técnicos, médicos veterinários e estudantes da Universidade que frequentem o curso de veterinária", declarou.
Valentino Varela realçou que o novo laboratório vai melhorar o sistema de atendimento aos produtores pecuários, permitindo a despistagem de doenças que afectam os animais e fornecendo dados que permitam ao governo tomar opções para a prevenção.
O novo laboratório custou cerca de um milhão de euros e foi financiado ao abrigo do projecto de biosegurança pela FAO e pela AUSAID, estando dotado de equipamentos de diagnóstico básico "pos-mortem".
Sem comentários:
Enviar um comentário