sábado, 16 de junho de 2012

Cabo Verde: PR APELA AO VOTO NAS AUTÁRQUICAS A 1 DE JULHO



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 15 jun (Lusa) - O presidente de Cabo Verde apelou hoje aos cerca de 282 mil inscritos para que cumpram o dever de cidadania, um dia após o início da campanha eleitoral para as autárquicas cabo-verdianas de 01 de julho.

Ao salientar a "grande importância" da votação, Jorge Carlos Fonseca pediu aos eleitores que votem "em consciência" e "sem constrangimentos", exortando-os a lerem os projetos de cada um dos 56 candidatos aos 22 municípios em que se divide administrativamente o país.

O presidente cabo-verdiano falava numa conferência de imprensa no Palácio Presidencial, na Cidade da Praia, para dar conta da visita de Estado que efetuou a Portugal, de onde chegou na noite de quinta-feira.

Nas eleições autárquicas de 2008, o Movimento para a Democracia (MpD) venceu 12 das 22 câmaras e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder) as restantes dez. Ambos voltam a concorrer em todas os municípios.

A União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) concorre a apenas cinco edilidades e o Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS) a duas, havendo ainda cinco independentes candidatos a outras tantas câmaras.

Os concelhos da Cidade da Praia e de São Vicente são os que apresentam maior número de candidatos, com quatro, havendo três em outras oito edilidades - Boavista, Ribeira Brava de São Nicolau, Ribeira Grande (Santo Antão), Sal, Santa Catarina (Santiago), Santa Cruz (Santiago), São Filipe (Fogo) e São Miguel (Santiago).

As restantes 12 câmaras - Brava, Maio, Mosteiros (Fogo), Santa Catarina (Fogo), Tarrafal (São Nicolau), Ribeira Grande (Santiago), São Domingos (Santiago), São Lourenço dos Órgãos (Santiago), São Salvador do Mundo (Santiago), Tarrafal (Santiago), Paul (Santo Antão) e Ribeira Grande (Santo Antão) - resumem-se à "luta" entre o PAICV e MpD.

Sem comentários:

Mais lidas da semana