quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TSVANGIRAI CRITICA ATITUDE DA SADAC NAS PRESIDENCIAIS NO ZIMBABWE

 

África 21, com Panapress
 
O candidato do principal partido da oposição do Zimbabwe às eleições presidenciais de 31 de julho, Morgan Tsvangirai, critico a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) por tê-lo excluído da sua última cimeira realizada no Malawi.
 
Harare - O candidato do principal partido da oposição do Zimbabwe às eleições presidenciais de 31 de julho, Morgan Tsvangirai, critico a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) por tê-lo excluído da sua última cimeira organizada no Malawi e durante a qual poderia "divulgar as fraudes" do escrutínio a favor do seu rival Robert Mugabe.
 
Segundo a imprensa local, Tsvangirai, que perdeu as eleições face a Mugabe, declarou em entrevista concedida à South African Broadcasting Corporation (SABC) que a SADC, enquanto madrinha do Acordo Político Global que conduziu à formação de um Governo inclusivo no Zimbabwe, no termo das controversas eleições anteriores, recusou-se a convidar os outros partidos membros do Governo, e apressou-se a reconhecer a vitória de Mugabe.
 
Com efeito, num comunicado, a cimeira da SADC declarou-se satisfeita com as eleições no Zimbabwe, que qualificou de "livres e pacíficas", apelando por conseguinte para o levantamento de todas as formas de sanções contra o Zimbabwe.
 
"Como podem encerrar um capítulo que apadrinharam sem pedir a opinião das partes interessadas?", interrogou-se Tsvangirai, que pretendia utilizar esta plataforma para "desvendar a amplitude da fraude, apesar de que a decisão da SADC foi preparada com antecedência".
 
Embora as duas fações do Movimento para a Mudança Democrática (MDC) não tenham sido convidadas para a cimeira de Malawi, o MDC de Tsvangirai enviou o seu vice-presidente, Thokozani Khupe, para informar os líderes da SADC sobre o desenrolar das eleições.
 
Tsvangirai contestou o resultado das presidenciais junto do Tribunal Constitucional, mas retirou a sua petição no fim de semana último, por alegada indisponibilidade do material de voto que esteve na base no seu recurso junto do Tribunal.
 
Na foto: Robert Mugabe
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana