quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

"Portugal, Cabo Verde e Timor-Leste são plataformas privilegiadas pela sua…

 

… competitividade fiscal"

André Cabrita Mendes – Dinheiro Vivo
 
Portugal, Cabo Verde e Timor-Leste são os países lusófonos com uma maior competitividade fiscal, mas o seu posicionamento geográfico também joga a seu favor na captação de investimento.
 
A ideia foi defendida durante a apresentação do relatório "Paying Taxes 2014" esta terça-feira em Lisboa - elaborado pelo Banco Mundial e pela PwC - por Jaime Esteves, sócio desta consultora.
 
"As três melhores posições da CPLP são ocupadas por Cabo Verde, Timor-Leste e Portugal e curiosamente são exatamente três das regiões com o posicionamento geo estratégico mais interessante em termos de funcionamento como plataforma quer de investimento, quer de serviços, quer de transação de bens" afirmou.
 
O fiscalista considera que o futuro alargamento do Canal do Panamá vai ter um papel importante na captação de investimento nestes três países. "Portugal pela sua confluência à entrada da Europa, pela forte ligação ao Atlântico Sul, mas também ao Pacífico com o futuro alargamento do Canal do Panamá", disse.
 
"Pelas mesmas razões, Timor Leste pela sua inclusão no Pacífico também na rota de circulação dos grandes navios, também com o futuro alargamento do canal e Cabo Verde exatamente pelo seu posicionamento junto do Golfo da Guiné e a sua cobertura da Costa Leste de África", acrescentou.
 
"Temos aqui três países que apresentam uma posição competitiva, favorável do ponto de vista fiscal, ainda que com necessidades de progressão, e com um posicionamento geo estratégico particularmente interessante", defende.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana