sábado, 7 de dezembro de 2013

PR Taur diz a jovens que reclamam soberania do mar de Timor que "nada é impossível"

 


Díli, 07 dez (Lusa) - O Presidente timorense, Taur Matan Ruak, disse hoje aos jovens que se têm manifestado em frente da embaixada da Austrália a reclamar a soberania do mar de Timor que "nada é impossível".
 
"Nada é impossível no mundo se alguém se atreve a chegar às alturas. E Timor tem cara para isso. Nós estamos unidos e haveremos de ultrapassar todos os desafios", afirmou à agência Lusa Taur Matan Ruak.
 
O chefe de Estado timorense falava no final da cerimónia de trasladação dos restos mortais de 147 antigos guerrilheiros para o Jardim dos Heróis, em Metinaro, a cerca de 30 quilómetros a leste de Díli, que assinalou também o 39.º aniversário do início da ocupação indonésia do território timorense.
 
Dezenas de jovens timorenses têm realizado protestos em frente da embaixada da Austrália em Díli para reclamar contra o que consideram ser uma ocupação ilegal do Mar de Timor e lutarem pela soberania do país.
 
"Estamos aqui para defender a nossa soberania e para mostrar que mesmo que Timor-Leste seja um país pequeno nós temos a nossa dignidade e a nossa credibilidade como Nação", afirmou Juvinal Dias, representante do Movimento Contra a Ocupação do Mar de Timor, que tem organizado os protestos.
 
Hoje, o mesmo grupo de jovens juntou-se durante a manhã num jardim no centro da capital timorense para assinalar o 39.º aniversário do início da ocupação indonésia.
 
Na terça-feira, a secreta australiana fez uma rusga ao escritório do advogado que representa Timor-Leste no processo de acusação de espionagem contra a Austrália durante as negociações de um tratado sobre o Mar de Timor.
 
A secreta australiana confiscou ficheiros eletrónicos e documentos, apreendendo também o passaporte a um antigo espião, uma testemunha chave do processo.
 
O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, rejeitou a justificação de "segurança nacional" dada pelo seu homólogo australiano, Tony Abbott, para a rusga realizada ao escritório do advogado.
 
Timor-Leste acusou formalmente, junto de um tribunal arbitral de Haia, a Austrália de espionagem quando estava a ser negociado o Tratado sobre Certos Ajustes Marítimos no Mar de Timor, em 2004.
 
MSE // ZO - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana