quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Portugal: CGTP acusa Governo de colocar em marcha "'bluff' enormíssimo"

 


O secretário-geral da CGTP acusou hoje, em Coimbra, o Governo de colocar em marcha um "'bluff' enormíssimo" ao transmitir a mensagem de que a situação económica está a melhorar e de que a saída da 'troika' será positiva.
 
"O País não está numa lógica de melhoria e depois da saída da 'troika' vamos ser confrontados com uma dupla: Banco Central Europeu e Comissão Europeia", alertou Arménio Carlos, que falava num plenário de trabalhadores do setor de alimentação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
 
Segundo o secretário-geral da CGTP, depois da saída da 'troika' Portugal vai continuar a ter "uma política nociva para os trabalhadores e os credores aqui instalados a reclamar mais redução da despesa social, mais redução de direitos e mais redução de salários".
 
"O exemplo da reunião da concertação social de hoje aponta para isso, para uma nova versão da facilitação dos despedimentos por extinção do posto de trabalho. O que, na prática, estão a tentar não é mais do que tornar legal aquilo que é ilegal e inconstitucional, nomeadamente o despedimento sem justa causa", sublinhou à agência Lusa.
 
Para Arménio Carlos, se Portugal quer melhorar não é "facilitando os despedimentos, reduzindo as indemnizações, os salários, os rendimentos dos trabalhadores, das famílias, mas sim com uma política que crie emprego com direitos, melhore salários, assegure a manutenção dos jovens no País e garanta o reingresso dos desempregados de longa duração e o respeito pelos reformados e pensionistas".
 
A reunião com trabalhadores do setor de alimentação dos CHUC, a que seguiram outras esta tarde no distrito de Coimbra, insere-se na preparação da manifestação agendada pela CGTP para o próximo sábado em todas as capitais de distrito.
 
Em Coimbra, a concentração dos trabalhadores está marcada para as 15:00 horas, na Praça da República.
 
Lusa, em Notícias ao Minuto
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana