segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Moçambique: GUEBUZA OFERECE VICE-PRESIDÊNCIA DA UA A ROBERT MUGABE

 
 
O País (mz)
 
Cimeira da União Africana
 
Presidente da República argumenta que as responsabilidades de direcção da UA coincidem com o período eleitoral, em que o próximo Chefe de Estado não terá ainda tomado posse
 
Chegou ao fim, na última sexta-feira, em Addis Abeba, a 22a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, com os líderes africanos a reforçarem o consenso de que é necessário ter uma voz única e coesa no relacionamento com o Ocidente e todos organismos internacionais.
 
Moçambique, representado por uma delegação de alto nível, liderada pelo Chefe de Estado, foi a Addis Abeba para assumir a vice-presidência da União Africana, ciente de que em Janeiro de 2015, na 24a Cimeira, assumiria a presidência do organismo. Entretanto, o país cedeu o lugar ao Zimbabwe, pelo que Robert Mugabe é vice-presidente da UA.
 
“O nosso país deixou o lugar para a República do Zimbabwe para evitar colocar a organização numa situação de sem presidente. É que, se tivesse aceite o cargo de primeiro vice-presidente na cimeira de Janeiro do próximo ano, Moçambique assumiria a liderança anual da União Africana, numa altura em que o novo Presidente, a sair das eleições de 15 Outubro próximo, não terá ainda tomado posse no país”, defendeu Armando Guebuza, falando à imprensa.
 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»


Sem comentários:

Mais lidas da semana