terça-feira, 25 de março de 2014

Moçambique tem a segunda taxa mais alta de Tuberculose Multirresistente




Moçambique tem a segunda taxa mais alta de casos de tuberculose multirresistente (TB-MDR) na África Austral, com 1.800 pessoas diagnosticadas em todo o país, dos quais 1.300 são novas infeções, revelou a organização Médicos Sem Fronteira (MSF).

A MSF divulgou dados sobre a tuberculose em Moçambique, por ocasião da passagem do Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose, que se assinalou na segunda-feira.

De acordo com a MSF, que compilou dados elaborados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 300 doentes de TB-MDR estão em tratamento.

Para travar a propagação da doença, defendeu a MSF, é necessário que o Governo moçambicano e a comunidade internacional tratem a TB-MDR como uma emergência, de modo a alargar o diagnóstico e assegurar o tratamento.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde de Moçambique referem que o país registou 54 mil casos de tuberculose em 2013 e uma taxa de óbito de 6,3 por cento.

Do total de casos de tuberculose registados no país, cerca de 80 por cento são de tuberculose pulmonar e os restantes 20 extrapulmonar.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana