quarta-feira, 26 de março de 2014

OBAMA AMEAÇA RÚSSIA COM INTERVENÇÃO MILITAR



Jornal de Angola

O Presidente norte-americano admitiu ontem a possibilidade de uma intervenção militar da NATO contra a Rússia. Barack Obama garante que a organização transatlântica vai fazer tudo para defender os membros europeus, caso sejam alvo de uma tentativa de anexação russa.

Obama expressou preocupação com o avanço da Rússia sobre a Ucrânia e alertou o Presidente russo, Vladimir Putin, de que essa seria uma “má escolha”, reforçando a ameaça de sanções por parte do Ocidente. Acrescentou que Putin precisa “entender que há uma escolha a ser feita”.

Obama, que falava durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, assinalou que os líderes ocidentais criaram uma estrutura capaz de gerar custos adicionais a serem impostos à Rússia, se Moscovo continuar a avançar sobre a Ucrânia. De acordo com Obama, a Rússia arrisca-se a sanções nos sectores de energia, finanças, armas e no comércio internacional com outras nações.

Obama manifestou-se preocupado com a concentração de tropas russas ao longo da fronteira com a Ucrânia. “Somos contra o que parece ser um esforço de intimidação”, salientou Obama, admitindo que a Rússia tem o direito legal de movimentar as suas tropas no seu território, mas insistiu que a Crimeia continua a ser parte da Ucrânia, mesmo depois do novo governo de Kiev, apoiado pelos EUA, ter ordenado a retirada das suas tropas do território. “Nós não reconhecemos a anexação da Crimeia”, disse Obama, rejeitando “a noção de que um referendo organizado de forma descuidada em apenas duas semanas” possa “de alguma forma ser um processo válido”. Obama disse ainda acreditar que, se os ucranianos tiverem escolha, vão procurar manter boas relações tanto com a Europa como com a Rússia.

Foto AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana