domingo, 30 de março de 2014

PASSOS ADMITE ENTRADA DE MUGABE NA CPLP?




“CPLP deve evitar visão estática sobre países–membros”. “Ela (CPLP) não pode ser uma comunidade voltada para o passado, tem de estar voltada para o futuro e não pode, portanto, ficar centrada naqueles que a fundaram e constituíram”.

Escolho estas duas frases do discurso de PPC no Maputo. São suficientes para inferir que PPC apoia a entrada da Guiné Equatorial na CPLP.

Eu pensava que era a língua o elo aglutinador da CPLP mas, pelos vistos enganei-me. Depois pensei que talvez fosse a democracia , mas logo li que no dia 31 de Janeiro tinham sido executados sete pessoas na Guiné Equatorial. (Diz-se que foram todos de uma assentada , para o corredor da morte ficar limpinho até á entrada da CPLP).

Chego então à conclusão que o critério de entrada deve ser o dinheiro. Desde que pague a jóia ( o presidente Teodoro Obiang já a depositou no Banif) qualquer país pode entrar. Até a grande democracia do senhor Mugabe. E as ditaduras líbia, egípcia ou tunisina, se não tivesse havido aquela cena primaveril tão mentirosa como este início de Primavera em Portugal, seriam bem vindas.

Seja pois bem vindo, senhor Mugabe. Desde que tenha guito para nos dar, a CPLP deixa de ter uma visão estática, de ficar presa ao passado e vira-se para o futuro radioso dos ditadores corruptos.

Para mal de PPC, a ideia não é inovadora. A UE e os EUA também já esqueceram o passado e, virados para o futuro, derrubaram um ditador na Ucrânia, para colocar lá um fascista. E, a partir de Maio, a senhora Le Pen entrará triunfante no PE em Estrasburgo, reclamando ser a líder mais votada em França.

O futuro é risonho, porque deixamos de estar amarrados ao passado, na douta opinião desta escumalha que não aprendeu com a História recente.

Que Deus lhes perdoe, porque não sabem o que fazem


Sem comentários:

Mais lidas da semana