terça-feira, 1 de abril de 2014

ANGOLA LIDERA QUEBRA DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NOS PAÍSES DA OPEC




A descida na produção de petróleo em Angola em março foi a maior entre os países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEC, no original em inglês), noticia hoje a agência financeira Bloomberg.

A quebra na produção de petróleo no segundo maior produtor africano a seguir à Nigéria chegou aos 167 mil barris por dia, fazendo com que o total diário se fique pelos 1,52 milhões, essencialmente devido às operações de manutenção no poço Plutonio, operado pela BP, acrescenta a agência Bloomberg.

De acordo com os dados das petrolíferas, dos produtores e dos analistas, a produção dos 12 países membros da OPEC caiu 117 mil barris por dia para uma média de 30,293 milhões, face aos 30,41 de fevereiro.

Para além de Angola, também na Líbia a produção caiu significativamente, pela décima vez nos últimos 12 meses, resultado dos protestos políticos e da captura de portos pelos rebeldes.

Pelo contrário, a Arábia Saudita, o maior produtor deste grupo, aumentou a produção em 100 mil barris por dia para 9,75 milhões.

Na reunião em Viena, os ministros da OPEC mantiveram a meta de 30 milhões por dia, estipulada em dezembro do ano passado.

A próxima reunião é a 11 de junho, também em Viena.

MBA // APN - Lusa - foto STR/EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana