terça-feira, 8 de abril de 2014

Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau ausentes da V Assembleia Parlamentar da CPLP




Díli, 09 abr (Lusa) - A quinta Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) vai decorrer entre quarta-feira e sexta-feira em Díli, Timor-Leste, sem a presença de deputados do Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Segundo o deputado timorense Estanislau da Silva, presidente do Grupo Nacional timorense, está confirmada a presença do presidente da assembleia parlamentar de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e não vão estar presentes deputados do Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

"Reunimos quórum e vamos ver o que se pode fazer", afirmou Estanislau da Silva.

Questionado pela agência Lusa sobre o que vai ser discutido durante o encontro, o deputado explicou que vão ser abordadas várias questões entre as quais a alteração dos regulamentos e estatutos e apresentadas algumas resoluções, incluindo uma de apoio e solidariedade com a Guiné-Bissau.

Os trabalhos da Assembleia Parlamentar da CPLP, cuja presidência é assumida por Angola, começam quarta-feira com reuniões das comissões parlamentares, seguindo quinta e sexta-feira com as reuniões plenárias.

O parlamento nacional de Timor-Leste assumiu a presidência da AP-CPLP em 2011, durante a terceira Assembleia Parlamentar que se realizou em Díli.

A quinta AP-CPLP realiza-se novamente na capital timorense porque Timor-Leste vai assumir em julho a presidência da organização, durante a cimeira de Chefes de Estado e de Governo, refere o parlamento timorense na sua página oficial na Internet.

Portugal, segundo informação na página oficial da Assembleia da República, vai fazer representar-se no encontro pelo vice-presidente do parlamento, Guilherme da Silva, e pelos deputados Adriano Rafael Moreira (PSD), Miguel Coelho (PS), Arménio Santos (PSD), Elza Pais (PS), Carlos Páscoa Gonçalves (PSD) e Ângela Guerra (PSD).

MSE // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana