terça-feira, 1 de abril de 2014

Portugal: A RTP NO DIA DA LIBERDADE - 25 DE ABRIL SEMPRE!




Em 25 de Abril de 1974 foi assim. A RTP foi tomada pelo Movimento das Forças Armadas. O país passou a dispôr da informação televisiva  daquilo que se passava no centro do poder salazar-fascista. Aos cidadãos não foi possivel conter a alegria por aquela nova sensação de liberdade. Portugal ia seguir a via democrática, acabar com a injusta guerra colonial – exigência unânime da população. Os salazar-fascistas-caetanistas fugiam que nem ratos. Alguns foram detidos ou limitados às suas residências. A PIDE/DGS – polícia política – foi a única força armada que reagiu do alto do edificio das suas instalações em Lisboa, na Rua António Maria Cardoso, e assassinou quatro manifestantes que exigiam o seu controle e a sua prisão, muitos mais manifestantes ficaram feridos pelas balas assassinas dos fascistas. A repercução internacional da revolução em Portugal é constante em noticiários da RTP – aqui a visionar.

A comemoração dos 40 anos da liberdade conseguida em 25 de Abril obriga a que se leve aos mais jovens parcelas dos acontecimentos daquele dia e seguintes. O 25 de Abril foi a chancela da liberdade a caminho da democracia e da justiça e, em Portugal, o fim da exploração. Foi assim. Por algum tempo. Depois, as forças contrárias reagiram. Pé ante pé têm vindo a avançar e a retomar os seus privilégios. Caso exemplar do Governo de Passos Coelho, Portas e Cavaco, aliados dos mafiosos do grande capital e dos que insistem em explorar mão de obra barata dando por paga a fome aos portugueses. Urge retomar as conquistas de Abril de 1974 e anos seguintes. Agora é aos mais jovens que também cabe essa tarefa, principalmente a eles, para assegurarem um futuro em liberdade e em democracia de facto e não a espécie de democracia que tem vindo a ser imposta por banqueiros, capitalistas e políticos seus aliados, seus servidores e inimigos da democracia e da justiça. Enquanto eles enriquecem, os portugueses empobrecem e são cada vez mais explorados.

No Youtube existe muito mais material evocativo da revolução, do Dia da Liberdade e seguintes. É uma questão de pesquisarem. Ali se verá que a história e os acontecimentos julgaram o regime fascista de Salazar-Caetano. Também o atual regime Passos-Portas-Cavaco será julgado, sem perdão.

25 de Abril sempre!


Na foto: Fialho Gouveia, da RTP, na emissão em 25 de Abril de 1974

Redação PG/MM

Sem comentários:

Mais lidas da semana