terça-feira, 8 de abril de 2014

Timor-Leste enviou deputados para observar ato eleitoral na Guiné-Bissau




Díli, 08 abr (Lusa) - O presidente do parlamento timorense, Vicente Guterres, afirmou hoje à agência Lusa que Timor-Leste enviou uma delegação de oito deputados para a Guiné-Bissau para observar as eleições legislativas e presidenciais de domingo.

"Nós enviámos oito deputados chefiados pelo vice-presidente Adérito da Costa", afirmou Vicente Guterres.

A delegação de deputados timorenses, que chegou segunda-feira à Guiné-Bissau, é composta por elementos dos partidos com assento parlamentar, nomeadamente Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste, Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente e Frente Mudança.

Segundo Vicente Guterres, a deputada Lurdes Bessa, presidente da bancada parlamentar do Partido Democrático, também vai integrar, através da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a missão de observação eleitoral da CPLP.

"Uma característica da nossa delegação é que é maioritariamente feminina, e algumas das deputadas foram antigas combatentes", salientou Vicente Guterres.

O envio da delegação de deputados timorenses ocorre no âmbito do reforço das relações de cooperação com a Guiné-Bissau.

"Sentimos particular responsabilidade. A Guiné-Bissau foi uma referência no passado durante a luta de libertação nacional e dentro das possibilidades sempre nos apoiaram em termos de apoio moral e político", afirmou o presidente do parlamento timorense.

"Nós tentamos contribuir, como país pequeno e dentro das nossas possibilidades, para que o povo da Guiné-Bissau possa encontrar finalmente a paz, o sossego e a democracia para que possa avançar de uma forma normal", sublinhou.

A delegação de deputados é liderada pelo vice-presidente do parlamento nacional Adérito Hugo da Costa, que inclui também os deputados Osório Costa, Angélica da Costa, Domingas Alves da Silva, Bendita Moniz Magno, Lurdes Bessa, Benvinda Catarina Rodrigues e Arão Noé.

Nas eleições gerais (presidenciais e legislativas) da Guiné-Bissau de domingo participam 13 candidatos presidenciais e 15 partidos a concorrer à Assembleia Nacional Popular.

A campanha eleitoral foi hoje retomada depois de ter sido interrompida durante três dias devido à morte por doença do antigo Presidente guineense, Kumba Ialá.

MSE // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana