quarta-feira, 14 de maio de 2014

Angola: PROJETOS E O FUTURO



Jornal de Angola, editorial - 14 de Maio, 2014

Os angolanos estão a conhecer os benefícios das grandes obras promovidas pelo Executivo, no âmbito de investimentos públicos que se estendem a vários sectores da vida nacional.

Os diversos programas públicos executados pelas autoridades abrangem todo o território nacional, sendo visíveis os esforços que se fazem no sentido de se esbaterem as assimetrias regionais, permitindo que milhões de angolanos, independentemente das regiões em que vivem, possam ter acesso a bens e serviços indispensáveis.

São factos relevantes uma maior distribuição de água potável e energia eléctrica e um aumento do número de estudantes de diferentes níveis de ensino, acompanhado por uma campanha de alfabetização que vai produzindo resultados satisfatórios. 

Milhares de adultos, homens e mulheres, aprendem a ler e a escrever nas campanhas de alfabetização, em busca do necessário conhecimento para potenciarem a produção e, consequentemente, melhorarem as suas condições de vida.  

A educação constitui hoje no nosso país um dos sectores que têm merecido especial atenção das autoridades, o que se compreende, na medida em que só com conhecimento é que podemos viver bem.

Se o conhecimento estiver generalizado pelo nosso vasto território, teremos um país com cidadãos capazes de, em qualquer parte de Angola, fazer avançar a sociedade para o bem-estar e para uma vida digna para todos. 

Temos de trabalhar em prol de uma Angola na qual todos sejam felizes, mas alcança-se a felicidade se aliarmos o trabalho ao estudo, a fim de dominarmos ferramentas necessárias para fazermos as coisas com elevada competência em todas as áreas produtivas.   
     
As preocupações das autoridades estão centradas nas cidades e nas zonas rurais, com o Estado a realizar investimentos de grande impacto económico e social, no quadro da árdua luta contra a pobreza.

O combate à pobreza é uma das principais prioridades das autoridades e o percurso para a sua erradicação, que tem envolvido instituições diversas, dá-nos indicações de que é possível acabarmos com situações de carência de vária ordem.

O que importa é que, perante os inúmeros e complexos de problemas que ainda temos, haja sempre vontade para os superar e que os quadros que se vão formando sejam verdadeiros construtores de obras que permitam mudar efectivamente as nossas vidas.  

Os problemas, esses, continuarão a existir. Há problemas que, pela sua dimensão, não se resolvem em pouco tempo. Temos, entretanto, de ter fé nas nossas forças, na nossa inteligência e no nosso saber, para contornarmos os obstáculos.

Se nos dedicarmos ao trabalho e ao estudo, havemos de resolver os nossos problemas, por mais complexos que eles sejam. É bom saber que muitas províncias estão a conhecer mudanças significativas em termos de infra-estruturas.  As bases para o desenvolvimento vão chegando com celeridade a todo o país e as comunidades vão desfrutando de equipamentos sociais necessários à vida.

Hoje, por exemplo, a província do Cuando Cubango anda nas bocas do mundo e actualmente, quando se fala dela, faz-se referência ao progresso que regista. Sabe-se que estão em execução no Cuando Cubango vários projectos, com vista ao aumento da capacidade de fornecimento de água potável e de energia eléctrica à cidade do Menongue e a vários municípios.

A água e a energia eléctrica são essenciais para o crescimento económico e podem atrair investidores privados que procuram desenvolver actividades produtivas e, obviamente, lucrar com os negócios.

Os que têm capitais investem normalmente em com infra-estruturas sólidas, pelo que o Estado, interessado na expansão da economia, vai realizando investimentos nas bases do desenvolvimento económico, para que surja um elevado número de empresas em todo o país.

A província do Cuando Cubango está a ser um bom exemplo de como é possível dar vida, através da edificação de infra-estruturas, a áreas que têm quase tudo para crescer economicamente e de ser auto-suficientes na produção de muitos bens.

É entretanto fundamental que os projectos públicos sejam executados com eficiência, pois eles destinam-se a promover o nosso crescimento e desenvolvimento. E se executarmos hoje bem as nossas tarefas, na perspectiva de um crescimento e desenvolvimento harmonioso, estaremos a assegurar também uma boa qualidade de vida para as gerações futuras. É importante que os projectos que hoje  executamos tenham, além de solidez, qualidade  que seja efectivamente geradora de  progresso .

Sem comentários:

Mais lidas da semana