segunda-feira, 26 de maio de 2014

Estudantes timorenses recebem informação sobre CPLP




Díli, 26 mai (Lusa) - A Comissão de Preparação da Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Universidade Nacional de Timor-Leste estão a realizar várias conferências para explicar aos jovens o que é a organização, informou hoje a organização.

"O objetivo é atender a uma necessidade de informação sobre a CPLP que nós, estando no meio da sociedade e sobretudo da camada juvenil, percebemos de que eles estão carentes", disse o professor timorense Benjamim Corte Real, da comissão de preparação da cimeira.

A cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP vai decorrer em Díli, em julho, quando Timor-Leste vai assumir pela primeira vez a presidência da organização.

A primeira conferência, proferida por diplomatas dos Estados-membros da organização, realizou-se a semana passada e foi dedicada ao tema "A CPLP no mundo atual - ontem, hoje e amanhã e desafios e oportunidades".

"Este convite aos nossos diplomatas é uma oportunidade para partilharem com os estudantes as informações básicas e detetar deles quais as preocupações e dúvidas que têm em relação à CPLP", explicou Benjamim Corte Real.

Segundo o professor, a partir das dúvidas dos jovens vai ser possível programar futuras atividades.

A Universidade Nacional de Timor-Leste vai receber três conferências sobre a CPLP e, segundo Benjamim Corte Real, estão a ser feitos contactos com outras universidades timorenses e escolas secundárias para a realização de mais atividades que expliquem aos jovens o que é a organização.

A Comissão de Preparação da Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, liderada pelo antigo presidente do parlamento timorense, Francisco Guterres Lu Olo, tem como objetivo propor e organizar os assuntos a desenvolver durante o encontro de julho.

MSE // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana