segunda-feira, 26 de maio de 2014

Timor-Leste: Lançada a primeira pedra inaugural da ZEESM



26 de Maio de 2014, 10:51

O presidente da república Taur Matan Ruak, acompanhado pelo coordenador do projecto da Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM), Mari Alkatiri, lançaram, ontem, 25 de maio, a primeira pedra inaugural do projecto, em Oecusse.

O governo de Timor-Leste aprovou a criação da Região Administrativa Especial de Oecusse, no presente mês de 2014.

A proposta de lei que consiste na criação da Região Administrativa Especial de Oecusse, em que será desenvolvido o projecto da Zona Especial de Economia Social de Mercado.

O governo refere que a criação daquela região vai permitir que Oecusse, um enclave na parte indonésia da ilha de Timor, passe a ter “autonomia administrativa, financeira e patrimonial.”

A proposta de lei inclui a ilha de Ataúro, em frente a Díli, como pólo complementar da Região Administrativa Especial de Oecusse, na área do turismo.

A Zona Especial de Economia Social de Mercado, projecto liderado pelo antigo primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri, visa o desenvolvimento regional integrado através da criação de zonas estratégicas nacionais “atractivas para investidores nacionais e estrangeiros.”

“O intuito é retirar a Oecusse o estatuto de enclave e conferir-lhe o estatuto de pólo de desenvolvimento nacional, sub-regional e regional, ficando Ataúro no âmbito deste pólo, direccionado para o turismo integrado”, adiantou o governo.

Estiveram presentes na cerimónia inaugural o presidente no Parlamento Nacional, Vicente Guterres, o vice-primeiro ministro Fernando La-Sama de Araújo, o ex-presidete no Parlamento Nacional Francisco Guterres "Lu-Olo", entre outros membros do governo e convidados.

SAPO TL  - Foto cedida gentilmente pela Presidência da República

Sem comentários:

Mais lidas da semana