segunda-feira, 30 de junho de 2014

CGTP acusa governo de querer prolongar no tempo actualização do salário mínimo




A reunião, a pedido da CGTP, serviu também para discutir com o chefe do Executivo a contratação coletiva, a reforma do Estado e a degradação das condições de trabalho dos funcionários públicos

 O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou hoje o Governo de tentar prolongar no tempo a atualização do salário mínimo nacional (SMN) de forma a melhor gerir o calendário eleitoral em 2015.

"O SMN não deve estar sujeito a objetivos político-partidários", disse o sindicalista em conferência de imprensa, após uma audiência em São Bento com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

"Na prática, o que o Governo quer é deixar passar o tempo. Agora estamos no mês de junho, a entrar em julho, período de férias, segue-se o mês de agosto, retoma-se em setembro, os meses passam, o problema fica por resolver e lá para o final do ano temos aí a jogada de mestre do coelho a sair da cartola para dizer temos aqui uma proposta de 500 euros, quatro anos depois do acordo celebrado", ironizou Arménio Carlos.

A CGTP responde assim que não aceita esta "gestão" do calendário eleitoral e reitera que é necessário exigir a atualização imediata do SMN para os 515 euros.

"Nós não baixamos a guarda, não atiramos a toalha ao chão. Nós não vamos calar as nossas reivindicações enquanto elas não forem consagradas", disse Arménio Carlos, apelando à participação dos trabalhadores na próxima manifestação nacional da CGTP, em Lisboa, agendada para 10 de julho.

A reunião com o primeiro-ministro, a pedido da CGTP, serviu também para discutir com o chefe do Executivo a contratação coletiva, a reforma do Estado e a degradação das condições de trabalho dos funcionários públicos.

Para Arménio Carlos, o que este Governo está a fazer aos trabalhadores é "inadmissível", considerando ser o Executivo "que mais injuriou os seus trabalhadores", acusando mesmo a equipa de Pedro Passos Coelho de "tortura psicológica" aos funcionários públicos.

Na terça-feira, a delegação da CGTP é recebida pelo Partido Comunista Português e pelo Bloco de Esquerda.

Lusa, em jornal i

Sem comentários:

Mais lidas da semana