terça-feira, 3 de junho de 2014

EUA DÃO CRÉDITO A ANGOLA



Kumuênho da Rosa – Jornal de Angola

O presidente do Banco de Importação e Exportação dos Estados Unidos, Fred Hochberg, anunciou ontem a concessão de um crédito de mil milhões de dólares para financiar projectos nas áreas de electricidade e fornecimento de locomotivas a Angola.

“Trata-se de dois grandes projectos que vão marcar o nosso primeiro passo de trabalho com Angola no sentido do reforço e diversificação da economia angolana. São 350 milhões para projectos de locomotivas e os restantes 650 milhões para os projectos do sector eléctrico, que visa o reforço da industrialização e diversificação da economia”, disse Fred Hochberg, à saída de uma audiência com o Chefe de Estado angolano, no Palácio da Cidade Alta.

Do encontro, referiu, saiu a ‘luz verde’ que o Eximbank e a General Electrics precisavam para avançar com a operação de crédito. O número um do Eximbank-EUA anunciou que após operações bem sucedidas no ramo da aviação civil a intenção é explorar outras áreas de cooperação.

Fred Hochberg disse ter conversado com o Presidente José Eduardo dos Santos sobre “investimentos, infra-estruturas e electricidade”. O presidente do Eximbank-EUA confirmou a encomenda de três aeronaves Boeing 777, disponíveis dentro de dois anos.
 “Temos aprovado um projecto final para o financiamento de uma aeronave para agora, um Boeing 777, outra para 2015 e uma outra para 2016”, informou. Fred Hochberg salientou considerar Angola um “excelente parceiro” tendo destacado a fiabilidade das relações e a confiança mútua. Durante a sua estada em Angola, Fred Hochberg vai manter encontros com empresários e representantes do sistema bancário de Angola e dos Estados Unidos. Fred Hochberg faz-se acompanhar do director regional do Eximbank para África, Rick Angiuoni.

A encomenda dos aviões é a segunda operação do género, depois de em 2010 terem sido entregues seis aviões Boeing de última geração à TAAG, com financiamento do Eximbank.

Sem comentários:

Mais lidas da semana