terça-feira, 3 de junho de 2014

Angola: O SUCESSO DO CENSO



Jornal de Angola, editorial

Terminou o Recenseamento Geral da População e Habitação, uma operação marcada pela entrega total de milhares de recenseadores a uma gigantesca tarefa de recolha de informações junto das famílias, para se saber quantos somos e como vivemos em todo o território nacional.


Nunca antes, desde a independência nacional, tinha sido realizado um Censo Geral da População e Habitação, um esforço protagonizado pelo Executivo que colocou à disposição desta importante operação estatística recursos financeiros que permitiram concretizar uma tarefa cujos resultados hão-de repercutir-se positivamente nas nossas vidas.

Mais de 100 mil recenseadores percorreram incansavelmente o território nacional para, de casa em casa, não só contarem as pessoas, mas também para recolherem dados sobre o nosso nível de educação, as nossas condições de habitação e sobre o acesso que temos a serviços públicos, como o de abastecimento de energia eléctrica e de água potável.

Trata-se de dados de que os governantes hão-de fazer uso para planificarem melhor o nosso desenvolvimento, concebendo programas que levem em conta a realidade do país, uma realidade que resulta de informações fiáveis.

Com os resultados do Censo, vão ter os governantes a possibilidade de ter acesso a indicadores que hão-de servir de orientação para a complexa missão de satisfazer as necessidades dos cidadãos em diferentes campos da vida nacional. 

Com dados estatísticos fiáveis , passa-se a conhecer melhor os problemas das comunidades e, tendo-se conhecimento real do país, tomam-se as decisões mais acertadas, em prol de uma maior qualidade da governação, em termos de planificação e de resultados.

São enormes as vantagens do Recenseamento Geral da População e Habitação, em particular num país como o nosso em que se luta incessantemente pelo fim da pobreza e pelo aumento da qualidade de vida dos cidadãos. Não se compreende pois que houvesse pessoas que quisessem impedir o êxito do Censo, cujos resultados vão contribuir para a melhoria das condições de vida de todos nós, independentemente das convicções políticas , ideológicas ou religiosas de cada um. 

Realizado o Censo Geral da População e Habitação, termina uma etapa fundamental de obtenção de informações, estando agora todos os angolanos ansiosos por saber quantos somos em Angola. Era grande a incerteza quanto ao número de habitantes no nosso país, um dado que deve ser do conhecimento público daqui a alguns meses.

Nos próximos anos, as políticas públicas que vierem a ser criadas pelas nossas autoridades estarão alicerçadas em informações credíveis recolhidas no Censo geral de 2014, e acredita-se que os dados obtidos no processo censitário hão-de levar os governantes a fazer boas opções.

Quem tem de formular políticas públicas para resolver problemas que afectam muitos milhões de pessoas vai poder daqui a alguns meses munir-se de informações com alto grau de fiabilidade, aumentando-se a capacidade dos decisores públicos para fazerem programas de grande alcance social.

Os milhares de recenseadores que estiveram no processo censitário prestaram um relevante serviço ao país ao fazerem parte da operação . A sua missão, que terminou com sucesso, será recordada por todos nós como uma das mais importantes tarefas executadas por angolanos em prol do crescimento e desenvolvimento do país. 

É justo que se enalteça o labor dos recenseadores e supervisores que perceberam a importância do seu papel nos quinze de dias de recolha de informações, indo sem hesitações até aos mais recônditos lugares do nosso vasto território.

Terminou o Censo e finalmente vamos saber ainda este ano os resultados provisórios dessa grande operação estatística. Feita a recolha de informações, mais uma etapa se vai seguir e que consiste no processamento dos dados recolhidos, esperando-se que continue a haver entrega total na fase derradeira da operação. 

Estamos todos satisfeitos com a percentagem de cobertura, 99 por cento, anunciada pelo director do Instituto Nacional de Estatística, Camilo Ceita. A referida percentagem demonstra o excelente trabalho realizado por todos quantos estiveram envolvidos directamente na preparação e execução do Censo e é revelador do elevado grau de organização dos que estiveram a coordenar uma operação que mobilizou um número considerável de recursos humanos. 

Depois do Censo Geral da População e Habitação, acreditamos que vamos ter daqui a alguns anos um país diferente, com execução de programas que hão-de primar por modelos que vão ter em vista a eficiência.Valeu a pena todo o esforço empreendido para a realização do censo geral.

Sem comentários:

Mais lidas da semana