segunda-feira, 30 de junho de 2014

Guiné-Bissau: Governo de Simões Pereira será formado por 16 Ministérios




Aguarda-se a tomada de posse do Primeiro-ministro

Bissau – O próximo Governo Constitucional da Guiné-Bissau, a ser liderado por Domingos Simões Pereira, será composto por 16 ministros.

A informação foi avançada à PNN por uma fonte do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), cujo projecto da orgânica deste Executivo deve ainda ser finalizado no decurso desta semana.

De acordo com a mesma fonte, assim, a orgânica do Governo do PAIGC é composta pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Ministério da Defesa Nacional, da Administração Interna, da Presidência do Conselho de Ministros, da Comunicação Social e Assuntos Parlamentares, da Função Pública Reforma Administrativa e Emprego, da Mulher Família e Coesão Social, da Educação Nacional, da Justiça, da Saúde e Administração Hospitalar, da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural, de Equipamento Social, das Finanças, da Energia e Recursos Naturais, Ministério da Economia e Crescimento, das Pescas e Economia Marítima e o Ministério do Comércio.

Em termos de novidades nesta orgânica do Governo de Simões Pereira, consta que os Ministérios do interior e da Administração Territorial foram extintos, passando agora a designar-se Ministério da Administração Interna, enquanto o Ministério das infra-estruturas vai passar a denominar-se Ministério de Equipamento Social. O Ministério da Economia irá deter a área do crescimento económico.

Em relação às Secretarias de Estado, ao todos serão onze pastas, ou seja, a Secretaria da Cooperação Internacional e das Comunidades, dos Combatentes da Liberdade da Pátria, do Ensino Superior e Investigação Cientifica, da Administração Hospitalar, dos Transportes e Comunicações, do Ordenamento do Território, do Tesouro, Secretaria de Orçamento e Assuntos Fiscais, Secretaria de Plano e Integração Regional.

Destas pastas governamentais, as Secretarias do Ambiente, Florestas e Turismo, e a Secretaria da Juventude, Cultura e Desportos vão ficar sob a dependência directa do Primeiro-ministro.

Com o regresso do Presidente da República ao país, José Mário Vaz (JOMAV), agendado para 1 de Julho, aguarda-se a tomada de posse do Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, seguida da formação do seu elenco governamental, antes do final desta semana.

Bissau Digital - (c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana