segunda-feira, 30 de junho de 2014

PRESIDENTE CHINÊS ANUNCIA VISITA À COREIA DO SUL EM JULHO




Pequim, 27 jun (Lusa) - O presidente chinês, Xi Jinping, vai estar na próxima semana em Seul, na primeira visita à península coreana, prioridade que é um sinal da irritação de Pequim relativamente à imprevisibilidade do regime de Pyongyang, indicaram hoje especialistas.

A visita de dois dias - a 03 e 04 de julho - foi anunciada hoje oficialmente por Pequim e Seul.

Xi vai ser recebido pela homóloga sul-coreana, Park Geun-hye, para um encontro dominado pela questão do programa nuclear da Coreia do Norte, anunciou a presidência da Coreia do Sul.

A China é o principal aliado da Coreia do Norte - uma aliança estabelecida com a participação das tropas do líder comunista Mao Tsé-Tung na Guerra da Coreia (1950-53) -, mas Xi Jinping não se encontrou com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, desde que este sucedeu ao pai, Kim Jong-il, morto em dezembro de 2011.

Oficialmente, Pequim defende a paz, estabilidade e desnuclearização da península coreana, sem pretender medidas de retaliação demasiado fortes contra Pyongyang, que podiam resultar num colapso económico.

No final de 2021 e início de 2013, as relações entre a China e a Coreia do Norte deterioraram-se, na sequência do lançamento de de mísseis e de um ensaio nuclear, realizados por Pyongyang.

Neste contexto, ao dar a primazia a Seul na primeira viagem à Coreia, Xi "está a enviar uma mensagem" a Pyongyang, garantiram analistas.

"Isto contrasta com o facto de ele (Xi) não ter ainda uma fotografia com Kim Jong-un", comentou John Delury, um perito da universidade Yonsei de Seul.

A escolha de Seul prende-se também com razões económicas.

A China é o primeiro parceiro comercial da Coreia do Sul, que é, por sua vez, o quatro parceiro comercial da China (quinto se for incluída na classificação a UE).

Comparativamente, o volume do comércio entre a China e a Coreia do Sul é mais de 40 vezes mais importante do que o registado entre o gigante chinês e a dinastia comunista norte-coreana.

Esta visita serve também para cimentar a relação entre os chefes de Estado chinês e sul-coreano, um ano depois da deslocação de Park Geun-hye a Pequim.

Em junho do ano passado, a presidente sul-coreana foi recebida com honras militares no Palácio do Povo, na praça Tiananmen, por Xi Jinping, que assumiu o cargo a 14 de março de 2013.

Na altura, os dois chefes de Estado deixaram clara a vontade de desnuclearizar a Coreia do Norte.

EJ // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana