domingo, 13 de julho de 2014

Copa2014 - Brasil:: FOI MELHOR ASSIM



José Inácio Werneck* – Gazeta Esportiva, opinião

Bristol (EUA) – O jogo foi uma comédia de erros, por parte do Brasil e do juiz argelino. Os holandeses, que nada tinham a ver com isto, foram lá e cumpriram seu papel, que era o de expor nossas falhas, independentemente da arbitragem.

Começamos no ataque, mas o Brasil não tem plano de ataque, a não ser passes de 50 metros a esmo de David Luiz, e cruzamentos esperançosos sobre a área. No Futebol Americano chamam isto de “Hail Mary”. Salve Maria, salve-nos.

O pênalti apitado contra Thiago Silva não foi pênalti, a falta foi fora da área, mas o cartão amarelo que o juiz lhe deu estava errado. Tinha que ser o vermelho.

No segundo gol da Holanda, houve impedimento no início do lance, mas é inconcebível que um zagueiro central, de frente para seu gol, cabeceie a bola para trás, como David Luiz fez, sem saber quem estava às suas costas.

Daley Blind estava lá, na marca do pênalti, livre, e chutou para o gol. Foi como uma cobrança de um segundo pênalti.

No segundo tempo, houve um pênalti em Oscar, mas, em vez de marcar o pênalti, o juiz deu cartão amarelo ao nosso jogador.

Cabe aqui porém uma palavra, porque Oscar exagerou na queda e isto provavelmente teve o efeito oposto ao que ele pretendia: o juiz achou que ele estava se jogando.

Foi um pouco como aquele pênalti que Fred cavou contra a Croácia: tinha havido o contato, o croata realmente o segurou, mas Fred se jogou espetacularmente ao chão.

Nossos jogadores já notaram uma característica interessante de Messi? Ele jamais cava pênaltis ou faltas, procura continuar no lance, e deixa a marcação a critério do juiz.

No terceiro gol, a defesa estava aberta, mas uma vez mais ficou evidenciado  que Júlio César tem dificuldade em ir ao chão quando a bola é chutada à sua esquerda. Ele foi atrasado e sofremos o terceiro gol.

Foi uma campanha desastrosa, uma vergonha, mas uma coisa agora deve ser absolutamente certa: nem Marco Polo Del Nero, com toda a sua insensibilidade, será capaz de manter Luiz Felipe Scolari no cargo.

A verdade é que Marco Polo Del Nero também merece ser varrido do cenário. Há tempos venho dizendo que nossos cartolas são péssimos, incompetentes, politiqueiros e, em diversos casos, corruptos.

Há no Brasil o movimento do Bom Senso F.C. e, pelo que tenho lido na imprensa, seus integrantes terão encontros em breve com autoridades do governo para uma reformulação da estrutura de nosso futebol.

Não sei quais são as propostas, que projetos existem, mas a verdade é que nossos clubes estão falidos, os empresários são abutres que se nutrem de nossas fraquezas, a violência de torcidas organizadas impera nos estádios, a média de comparecimento de público é  ridícula, a TV-Globo impõe horários absurdos, as escolinhas (ou, como preferem agora, academias) não revelam valores e o futebol brasileiro se tornou alvo de piadas.

As discussões, propostas, projetos e providências tem que começar na segunda-feira. Vou acompanhar, de longe.

Alguns leitores mais pessimistas acham que nada vai mudar e nosso futebol só vai afundar ainda mais.

Espero que estejam enganados.


Sem comentários:

Mais lidas da semana