sexta-feira, 25 de julho de 2014

Portugal: Pacheco diz que Salgado deve explicar os financiamentos aos partidos políticos


clicar para ampliar
Ana Tomás – jornal i

O comentador desafiou o banqueiro a explicar como é que o BES, ou outras instituições financeiras como o BES, financiaram, PSD, PS, CDS e outros partidos mais pequenos

Pacheco Pereira afirmou, no programa Quadratura do Círculo, da SIC Notícias , que o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, devia dar algumas explicações sobre o financiamento aos partidos.

O comentador falava a propósito da detenção do banqueiro, esta quinta-feira, que foi ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal e constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais, burla, abuso de confiança e falsificação de documentos. Ricardo Salgado saiu em liberdade, a troco do pagamento de uma caução de três milhões de euros, a maior caução de sempre.

Para Pacheco Pereira, “era interessante saber alguma coisa sobre os financiamentos aos partidos políticos, ou seja, saber até que ponto, do conhecimento de Ricardo Salgado, que certamente tem um grande conhecimento sobre essa matéria, como é que o BES, ou outras instituições financeiras como o BES, financiaram PSD, PS, CDS e, eventualmente, até outros partidos mais pequenos”.

O comentador deixou ainda o desafio ao ex-presidente do BES para que explique a dimensão desses financiamentos. “Era também interessante que se soubesse qual é essa dimensão porque isso também poderia explicar muita coisa sobre a facilidade com que Ricardo Salgado acedia ao poder político, a fazer governos e a derrubar governos, a fazer políticos e a derrubar políticos”.

Também António Costa destacou o cruzamento das várias investigações e o seu eventual contributo para que se venham “finalmente a aclarar vários dos mistérios que têm acompanhado a vida nacional nas últimas décadas”.

“Hoje a justiça tem condições para cruzar uma variedade de informação associada a processos aparentemente diversos mas onde se encadeiam várias outras coisas”, sublinhou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana