domingo, 6 de julho de 2014

Sétima visita de Merkel à China confirma crescente aproximação Pequim-Berlim




Pequim, 06 jul (lusa) -- A Chanceler alemã, Angela Merkel, inicia hoje a sua sétima visita oficial à China em apenas nove anos, ilustrando a crescente aproximação entre Pequim e Berlim, sobretudo na área económica.

"As relações China-Alemanha estão a atravessar o melhor momento da sua história, fortemente sustentadas pela pragmática cooperação entre as duas potentes economias", diz um comentário difundido pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Segundo alguns analistas, as relações sino-germânicas serão mesmo caracterizadas por uma "simbiose económica".

"A Alemanha fornece à China produtos que ela necessita para a sua industrialização, nomeadamente máquinas. Por outro lado, os artigos chineses de consumo com preços muito razoáveis têm grande procura na Alemanha", disse Sebastian Heilmann, presidente do Mercator Institute for China Studies (MERICS) à radio Deutsche Welle.

Pelas contas chinesas, em 2013 o comércio sino-alemão somou 161,56 mil milhões de dólares (116,17 mil milhões de euros), colocando a Alemanha no sexto lugar dos parceiros comerciais da China, a seguir aos Estados Unidos, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul e Taiwan.

A visita de Merkel começa em Chengdu, capital da província de Sichua, no sudoeste do país.

Em Pequim, além do homólogo chinês, Li Keqiang, a chanceler alemã vai encontrar-se com o Presidente Xi Jinping, que é também secretário-geral do Partido Comunista, e com o presidente da Assembleia Nacional Popular (parlamento), Zhang Dejiang.

A visita, de três dias, irá "ampliar a confiança política mutua", "alargar a cooperação bilateral" e "elevar para um novo patamar a parceria estratégica" entre a China e a Alemanha, disse um porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Hong Lei.

Merkel viaja com uma delegação empresarial que inclui executivos de algumas das maiores companhias alemães, entre as quais Volkswagen, Siemens, Deutsche Bank e Lufthansa.

Vários acordos de cooperação deverão ser assinados durante a visita, anunciou a Xinhua sem adiantar pormenores.

No conjunto, o comércio sino-alemão representa quase um terço de todas as trocas comerciais entre a China e o conjunto da União Europeia.

A Alemanha é igualmente o maior investidor europeu na China e um dos principais destinos do crescente investimento chinês na Europa.

Angela Merkel assumiu a chefia do Governo alemão em 2005 e desde então já visitou a China seis vezes.

Os líderes chineses são também visitantes assíduos da Alemanha. O presidente Xi Jinping foi recebido em Berlim em março passado e o primeiro-ministro, Li Keqiang, em maio de 2013.

AC // FV - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana