segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Brasil: JBS É CONDENADA POR SERVIR CARNE COM LARVAS PARA EMPREGADOS…




… E DESRESPEITAR AS JORNADAS DE TRABALHO


A JBS, considerada a maior empresa de processamento de carne do mundo, foi condenada em segunda instância pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, no Mato Grosso, em dois processos diferentes abertos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com base em infrações sistemáticas de leis trabalhistas. As sentenças determinam o pagamento de dois milhões e 300 mil reais em danos morais coletivos por violações que vão desde o desrespeito a jornadas de trabalho, superiores a 20 horas, e práticas que configuram assédio, até situações que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

Entre os problemas apontados nos processos estão o fato de a empresa servir alimentos contaminados aos empregados, incluindo carne com larvas de moscas varejeiras, e o vazamento de gás amônia na unidade industrial de Juruena, no Mato Grosso.

Para o procurador Sandro Sardá, responsável pelo Projeto de Atuação em Frigoríficos do Ministério, as condenações refletem o descaso da empresa em relação aos trabalhadores. De acordo com o procurador, a JBS adota uma conduta deliberada em não proteger a saúde dos seus empregados, o que é incompatível com a Constituição. A empresa somente adequa as condições de trabalho mediante condenações judiciais.

Com acionistas como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal, a JBS teve receita bruta de 78 bilhões de reais em 2012. A empresa é uma das mais influentes do país e investe pesado em campanhas eleitorais.

pulsar/repórter brasil - foto: Leandro Marcidelli

Sem comentários:

Mais lidas da semana