sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Brasil – Mato Grosso: Conflitos agrários causam três mortes em menos de uma semana




Três assassinatos de lideranças do campo em menos de uma semana alertam para o risco que os trabalhadores rurais estão correndo no Mato Grosso. O presidente da Associação de Produtores Rurais Nova União (ASPRONUJ), Josias Paulino de Castro, 54 anos, e sua esposa, Ireni da Silva Castro, 35 anos, foram as duas últimas vítimas do conflito de terras na região.

O casal foi assassinado no sábado (16) no Distrito de Guariba,  município de Colniza. De acordo com amigos, Castro já havia denunciado que corria risco de vida e uma semana antes do crime declarou que teria de ser assassinado para que acreditassem nele e tomassem providências.

De acordo com informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Josias Paulino de Castro, teria denunciado políticos da região por extração ilegal de madeira e também teria alertado para a presença de pistoleiros na região. Em uma última reunião da qual participou, Castro alertou os companheiros da situação.

Numa declaração datada do dia cinco de agosto,  Castro afirmou que os militantes estavam morrendo e sendo ameaçados e que o Governo do Mato Grosso, a Polícia Militar (PM) de Guariba e o Governo Federal eram omissos e coniventes com essa situação.

Segundo a Polícia Civil, o casal foi baleado com uma arma 9 milímetros . O delegado Marco Bortolotto Remuzzi, da Polícia Civil Judiciária, abriu inquérito e investiga o caso de duplo homicídio. Ainda não há pistas sobre os responsáveis pelo crime.



Sem comentários:

Mais lidas da semana