sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Campanha anticorrupção na China visa mais de 84.000 dirigentes públicos




Pequim, 15 ago (Lusa) -- A campanha anticorrupção que o Governo chinês empreendeu desde a liderança de Xi Jinping resultou em sanções a mais de 84.000 dirigentes públicos no primeiro semestre, disse o diretor-adjunto da comissão central de controlo da disciplina do Partido Comunista Chinês.

Segundo a agência oficial Xinhua, o número é 30% superior a igual período do ano passado.

Em 2013, o Partido Comunista Chinês (PCC) anunciou hoje ter punido mais de 182.000 dos seus quadros, com 9.600 dos quais a serem transferidos para as autoridades judiciais, recordou Huang Shuxian.

O dirigente também sublinhou a importância da colaboração dos cidadãos na campanha antifraude, já que no ano passado as autoridades chinesas receberam quase dois milhões de denúncias de suspeitas de corrupção, que conduziram à investigação de dezenas de milhões de casos.

A campanha resultou em condenações para altos quadros do regime, como o antigo ministro dos Caminhos de Ferro Liu Zhijun ou o ex-secretário do PCC na metrópole de Chongqing Bo Xilai, ambos condenados no ano passado a penas de prisão perpétua por corrupção.

A "purga" anticorrupção continuou com a queda de destacadas personalidades como o antigo ministro de Segurança Pública Zhou Yongkang ou o antigo "número dois" das Forças Armadas chinesas Xu Caihou, que atualmente se encontram à espera de julgamento.

FV // FV - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana